Você está aqui: Página Inicial > Comunicação Social > Notícias > Com palestra e presença de motociclistas e órgãos de trânsito e fiscalização, TRT-PB lança projeto “Saúde e Segurança dos Trabalhadores Motociclistas: Para Além do Capacete”
Conteúdo

Notícias

Com palestra e presença de motociclistas e órgãos de trânsito e fiscalização, TRT-PB lança projeto “Saúde e Segurança dos Trabalhadores Motociclistas: Para Além do Capacete”

Iniciativa quer debater situação dos trabalhadores motociclistas com toda a sociedade
publicado: 09/07/2025 19h10 última modificação: 09/07/2025 19h10

Motociclistas evento Sede fotos de Luke-17.jpg

Uma iniciativa que quer dar visibilidade à situação dos trabalhadores motociclistas da Paraíba e, por meio de um grande debate junto à sociedade, buscar soluções reais e efetivas para promover um ambiente laboral seguro e equitativo. Este é o objetivo do Projeto “Saúde e Segurança dos Trabalhadores Motociclistas: Para Além do Capacete”, lançado na manhã desta quarta-feira (9) pelo Tribunal Regional do Trabalho da Paraíba (13ª Região).

O projeto integra as ações do Programa Trabalho Seguro e tem o propósito de sensibilizar e conscientizar os trabalhadores motociclistas sobre a urgente necessidade da adoção de medidas preventivas no exercício de suas atividades laborais, visando à mitigação de acidentes e enfermidades ocupacionais. 

Motociclistas evento Sede fotos de Luke-7.jpg

Dados do Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, que fica em João Pessoa, apontam que os atendimentos feitos na unidade hospitalar decorrentes de acidentes de moto são superiores aos de outros meios de transporte, como carros e ônibus. Somente em 2024, dos 12.418 atendimentos registrados no hospital, decorrentes de acidentes de trânsito, 9.786 foram apenas envolvendo motos. Isso representa 78,8% do total. 

De janeiro a junho deste ano, já foram contabilizados 4.792 atendimentos de vítimas de acidentes de trânsito envolvendo motos no Hospital de Trauma, um aumento de 6,13% em comparação ao mesmo período do ano anterior, quando foram registrados 4.515 acidentes.

Motociclistas evento Sede fotos de Luke-14.jpg

“Esse debate é importantíssimo para que a gente encare essa realidade com a dimensão que ela tem. Nós temos um trânsito, hoje em dia, muito violento. Temos um número elevadíssimo de pessoas que são levadas para os hospitais de trauma de João Pessoa e de Campina Grande vítimas de sinistros com motocicletas. Então, é uma temática importante, que está para além apenas do trânsito. É preciso que outros atores tomem ciência de toda essa problemática para que a gente possa ter uma transformação efetiva da realidade”, afirmou a diretora de operações do Detran-PB, Roberta Neiva.

Ela proferiu uma palestra abordando o trânsito, a tecnologia e o trabalho, enfatizando o quanto é preciso olhar para as pessoas sempre. “Em nome do progresso, já foram cometidas barbaridades. Vale tudo mesmo em nome do progresso?”, questionou, ao mesmo tempo em que provocou profunda reflexão na plateia atenta.

Evento

Motociclistas evento Sede fotos de Luke-8.jpg

Durante a abertura do evento de lançamento, que aconteceu no edifício-sede do TRT-PB, a presidente do Tribunal, desembargadora Herminegilda Leite Machado, explicou que ele faz referência ao Dia Nacional da Prevenção de Acidentes de Trabalho, que é no dia 27 de julho. “Onde quer que o trabalho seja realizado, deve ser realizado em ambiente seguro. Que a gente ganhe e trabalhe para viver a vida, não para perdê-la”, pontuou.

Motociclistas evento Sede fotos de Luke-11.jpg

Por sua vez, o desembargador Wolney Cordeiro, cogestor do Programa Trabalho Seguro, frisou que a questão do trânsito envolvendo o motociclista é, acima de tudo, uma questão trabalhista. “A perspectiva é iniciar um diálogo social porque a solução para o problema que vivenciamos em relação às condições de trabalho para esses prestadores de serviço não envolve apenas aplicativos ou trabalhadores ou Estado, mas toda a sociedade”, enfatizou.

Motociclistas evento Sede fotos de Luke-10.jpg

Por sua vez, a juíza Rafaela Benevides, cogestora do PTS, enumerou razões para a ocorrência de acidentes entre os trabalhadores motociclistas. “Eles trabalham jornadas exaustivas e estão expostos a todos os riscos inerentes ao trabalho nas ruas. O Programa Trabalho Seguro espera que seja apenas o início de uma jornada no sentido de implementar ações concretas para que os trabalhadores possam ter condições melhores de trabalho”, disse.

Celina Modesto
Assessoria de Comunicação Social do TRT-PB
acs@trt13.jus.br