Você está aqui: Página Inicial > Comunicação Social > Notícias > Com auditório lotado, juiz Paulo Henrique Tavares promove aula audiência para estudantes de Direito
Conteúdo

Notícias

Com auditório lotado, juiz Paulo Henrique Tavares promove aula audiência para estudantes de Direito

Alunos conheceram, também, estrutura do Fórum Maximiano Figueiredo, em João Pessoa
publicado: 07/06/2023 09h39 última modificação: 07/06/2023 09h39

Aula Unipê 6.png

Estudantes do 2º ao 7º período do curso de Direito do Centro Universitário de João Pessoa (Unipê) participaram, na segunda-feira (5), do projeto Aula Audiência. Realizada no Fórum Maximiano Figueiredo sob orientação do juiz Paulo Henrique Tavares, titular da 5ª Vara do Trabalho de João Pessoa, a iniciativa contou com a participação de professores do Unipê e da reitora Mariana de Brito Barbosa. 

Inicialmente, o magistrado mostrou o passo a passo de uma audiência, de modo que os estudantes viram como é a realização de uma na prática. Além disso, os alunos conheceram as instalações do fórum, a exemplo da biblioteca e do memorial da Justiça do Trabalho. O momento teve, ainda, a reinauguração do Núcleo de Informações Trabalhistas, espaço dedicado a alunos e ex-alunos do Unipê. 

“Trata-se de uma sala cedida pelo fórum onde os estudantes poderão prestar informações aos trabalhadores sobre processos em andamento e audiências, bem como dar apoio aos estudantes da graduação e os que já se formaram. O espaço vai funcionar em alguns dias, conforme programação”, explicou o juiz Paulo Henrique.

Aula Unipê 3.jpeg

A reitora do Unipê, Mariana de Brito Barbosa, destacou o quanto é essencial unir teoria e prática. “Estamos retomando vários projetos nesse pós-pandemia de modo a garantir um processo de aprendizado jurídico intenso. É preciso possibilitar diversas abordagens para preparar os estudantes para o mundo do trabalho”, disse. 

Por sua vez, o coordenador do curso de Direito, Antônio Toscano Filho, acrescentou afirmando que “apenas a teoria resulta em um diploma vazio. A prática é necessária para trazer equilíbrio ao aprendizado”. A professora Lucilene Solano, ao conversar com os estudantes, comentou sobre o ofício do ensino. “Agradeço esta missão, pois acredito que ser professor é uma missão. Espero vê-los atuando aqui no futuro”, frisou.

Aula Unipê capa.jpeg

Estudantes aprovam visita

Para Victor Oliveira, que cursa o 7º período do curso, visitar a Justiça do Trabalho foi uma boa oportunidade. “Todo estudante de Direito deve ter essa prática de conhecer os órgãos do judiciário e participar de audiências. Temos de compreender mais esse meio e permitir que outros tenham a mesma oportunidade”, afirmou. 

Já a estudante Amanda Letícia Soares está no 2º período, mas ficou feliz com a oportunidade de conhecer um ambiente jurídico. “Mesmo estando no começo do curso, a visita foi interessante porque é um grande aprendizado”, salientou.

Aula Unipê 1.jpeg

Celina Modesto
Assessoria de Comunicação Social TRT-13