Você está aqui: Página Inicial > Comunicação Social > Notícias > Balcão da Empregabilidade: empresas disponibilizam cerca de 300 vagas para pessoas com deficiência
Conteúdo

Notícias

Balcão da Empregabilidade: empresas disponibilizam cerca de 300 vagas para pessoas com deficiência

Ação integra Dia ‘D’ da Empregabilidade da Pessoa com Deficiência realizada na terça (6) na Funad
publicado: 08/06/2023 10h53 última modificação: 12/06/2023 08h53

Feirão da Empregabilidade Funad 3.jpeg
O auditório da Funad ficou lotado com candidatos às vagas e representantes de empresas participantes do Balcão da Empregabilidade para pessoas com deficiência

Um auditório repleto de pessoas com deficiência buscando ingressar no mercado de trabalho e um pátio com diversas empresas ofertando vagas específicas para este público. O que faltava? Reunir, em um só lugar, quem está procurando e quem está oferecendo. E foi justamente isso o que aconteceu na última terça-feira (6) na Fundação Centro Integrado de Apoio à Pessoa com Deficiência (Funad). Ao todo, quase 300 vagas de trabalho estão sendo ofertadas por cerca de 40 empresas.

Intitulada ‘Balcão da Empregabilidade’, a ação é a segunda etapa do Dia ‘D’ da Empregabilidade da Pessoa com Deficiência, que teve uma atividade focada apenas nos representantes de empresas. O evento é promovido por meio de parceria entre o Tribunal Regional do Trabalho da 13ª Região (Paraíba), a Funad, a Superintendência Regional do Trabalho e a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano. “A Lei de Cotas tem quase 30 anos, mas muitas empresas ainda não cumprem. Então, o Tribunal está junto para tentar diminuir essa distância entre as vagas de trabalho para pessoas com deficiência e as pessoas que querem preenchê-las”, destacou o presidente do TRT-13, desembargador Thiago Andrade.

A diretora técnica da Funad, Mércia de Lourdes Medeiros, enfatizou que “nossa luta é na busca de políticas públicas mais efetivas para as pessoas com deficiência. Assim, o ‘Balcão da Empregabilidade’ vai contribuir para empregar essas pessoas. Temos muitas pessoas com deficiência que são extremamente qualificadas”.

Feirão da Empregabilidade Funad 1.jpeg

Inúmeras pessoas com deficiência foram até a Funad para tentar uma colocação no mercado de trabalho. Muitas delas queriam a oportunidade do primeiro emprego, como é o caso de Camila Varela Melz, de 28 anos e que tem deficiência intelectual. “Meu maior sonho e minha maior vontade é trabalhar. Quero conquistar o meu dinheiro”, contou.

 A servidora do TRT-13, Denise Souza, aproveitou o momento e levou a filha, Maria Clara Souza, para se candidatar a uma das vagas ofertadas e, quem sabe, conseguir o primeiro emprego. “Parabenizo essa iniciativa tão importante. Sabemos que existe preconceito, por isso é de suma importância reunir empresas com vagas de trabalho e pessoas com deficiência que querem trabalhar”, afirmou Denise Souza. 

Formada em Nutrição, Maria Clara tem deficiência visual e está com boas expectativas para o ‘Balcão da Empregabilidade’. “Achei a iniciativa de grande importância porque dá visibilidade maior às pessoas com deficiência. Sabemos que as empresas precisam ter um percentual de empregados com deficiência, mas nem sempre colocam em prática. Então, ter esse momento de agrupar, em um só lugar, pessoas com deficiência e empresas facilitou demais”, avaliou.

 Feirão da Empregabilidade Funad 4.jpeg

Empresas com boas expectativas

Com cerca de 70 vagas disponíveis para pessoas com deficiência, a Guaraves participou deste Dia ‘D’. A coordenadora de Gente e Cultura, Izabela Maria Pereira, explicou que boa parte das ofertas é para a região de Guarabira e que os contratados poderão atuar em áreas como a administrativa, de produção e operacional. “Nossa grande dificuldade é encontrar pessoas com deficiência que morem no Brejo, mas espero sair daqui com muitos currículos. Temos as vagas e queremos preencher”, afirmou.

Por sua vez, a representante do escritório Marcos Inácio Advogados, Camila Bessa, disse que estão em busca de preencher 6 vagas na área administrativa. “É uma grande alegria participar desse evento tão inclusivo. Sabemos que tem pessoas querendo retornar ao mercado de trabalho, mas também em busca do primeiro emprego. Então, esse momento vai facilitar esse contato e esperamos preencher todas as vagas”, salientou.

Representando a Distribuidora LDF de material de construção, Ana Araújo enfatizou que as cinco vagas ofertadas são para a loja e para a central de distribuição. “Queremos não só preencher as vagas, mas também levar currículos para podermos criar um banco”, disse.

Na última semana, o TRT-13 promoveu uma etapa preparatória, reunindo representantes de empresas locais no Auditório do Fórum Maximiano Figueiredo, em João Pessoa. O objetivo da iniciativa foi promover a conscientização acerca da necessidade de contratação de pessoas com deficiência, especialmente no caso de empresas que precisam, por força de lei, preencher um quantitativo de vagas destinadas a este público.

 Feirão da Empregabilidade Funad 2.jpeg

Celina Modesto
Assessoria de Comunicação Social TRT-13

 

registrado em: