Você está aqui: Página Inicial > Comunicação Social > Notícias > Antiestigma: palestra sobre história da saúde mental acontece na próxima segunda-feira (29)
Conteúdo

Notícias

Antiestigma: palestra sobre história da saúde mental acontece na próxima segunda-feira (29)

Inscrições estão abertas para público interno e externo e podem ser realizadas por meio do site da Ejud-13
publicado: 25/05/2023 15h29 última modificação: 25/05/2023 16h22

mente em foco.png

O Tribunal Regional do Trabalho da Paraíba (13ª Região), por meio de sua Coordenadoria de Saúde (CSaúde), com apoio da Escola Judicial do TRT-13 (Ejud13), realiza nesta segunda-feira (29) mais uma palestra do Programa Antiestigma, a partir das 10h no Auditório do Fórum Maximiano Figueiredo. O tema desta vez é “A História da saúde mental e o sofrimento na nossa casa: como conectar o que o preconceito afastou”, conduzido pela professora de psicologia Thaís Menezes.

As inscrições estão abertas e estão disponíveis tanto para o público interno quanto para o público externo. Elas podem ser realizadas por meio do site da Ejud-13, uma das apoiadoras do evento. A organização solicita que os servidores, magistrados e público externo interessados efetuem sua inscrição com antecedência, já que o auditório do Fórum possui um número limitado de assentos.

Um dos temas debatidos durante a manhã será o movimento da luta antimanicomial, que busca reconstruir uma nova forma de lidar com os transtornos mentais e também modificar a percepção do público em geral em torno deste tópico, que se torna cada vez mais importante em todos os setores da sociedade. O Movimento da Luta Antimanicomial inspirou-se na atuação do psiquiatra italiano Franco Basaglia, que testemunhou uma série de abusos e negligências num hospital psiquiátrico do qual foi diretor. 

A partir dessa experiência, Basaglia concluiu que apenas a psiquiatria não era suficiente para tratar as pessoas com adoecimento mental, então efetuou mudanças no tratamento de seus pacientes, reinserindo-os na sociedade.Seu trabalho deu origem à Lei da Reforma Psiquiátrica Italiana, em 1978, que inspirou movimentos de reforma psiquiátrica no mundo todo, inclusive no Brasil. 

Em sua palestra, a professora Thaís Menezes apresentará de maneira mais aprofundada essa discussão e estabelecerá um diálogo direto com a plateia presente. “Na minha conversa, eu vou me utilizar de uma teoria da psicologia, a teoria das representações sociais, para tentar mostrar como certas ideias em torno de assuntos específicos são construídas socialmente e, a partir disso, mostrar a história da saúde mental no Brasil. Vou costurando os momentos históricos e mostrando como eles se refletem nos pensamentos que existem hoje em torno da saúde mental”, explicou a profissional.

O Programa Antiestigma tem como objetivo levar a temática da saúde mental para discussões abertas aos servidores e magistrados, pretendendo contribuir com a redução dos estigmas sociais relativos ao sofrimento psíquico fruto das mais diversas origens. O programa é encabeçado pelo Setor de Psicologia da CSaúde e traz uma programação repleta de debates interessantes envolvendo o assunto. Trata-se de uma ação que se alinha ao Movimento Mente em Foco, do Pacto Global da ONU no Brasil, o qual o Regional estabeleceu compromisso no início deste ano.

Currículo

A professora doutora Thaís S. Bezerra de Menezes é graduada em Psicologia com ênfase em Psicologia Clínica na abordagem Terapia cognitivo-comportamental pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Além disso, é especialista em Terapia cognitivo-comportamental pelo Centro Integrado de Tecnologia e Pesquisa. Especialista em Docência do Ensino Superior e Metodologias Ativas pela Faculdade Metropolitana do Estado de São Paulo (FAMEESP). 

A mestra e doutora em Psicologia Social pela Universidade Federal da Paraíba. Professora da Faculdade Três Marias (FTM) e do Instituto de Pós-graduação e Graduação (IPOG) atua como pesquisadora vinculada ao Grupo de Saúde Mental e Dependência Química da UFPB. Algumas de suas principais áreas de atuação são: psicologia clínica, avaliação psicológica, psicologia social e metodologia da pesquisa em psicologia (métodos qualitativos e quantitativos).

André Luiz Maia
Assessoria de Comunicação Social TRT-13