Você está aqui: Página Inicial > Comunicação Social > Notícias > Agosto lilás: presidente do TRT-PB participa de mesa de abertura em capacitação promovida pelo MPPB
Conteúdo

Notícias

Agosto lilás: presidente do TRT-PB participa de mesa de abertura em capacitação promovida pelo MPPB

O evento tem o objetivo de preparar profissionais da beleza para agir em casos de violência contra a mulher
publicado: 25/08/2025 15h04 última modificação: 25/08/2025 15h04

IMG_0591.JPG

A presidente do Tribunal Regional do Trabalho da Paraíba (13ª Região), desembargadora Herminegilda Leite Machado, compôs a mesa de abertura de capacitação para qualificar profissionais da área de beleza e estética sobre violência contra a mulher e feminicídio. A iniciativa é do Ministério Público da Paraíba (MPPB) e integra a programação do Agosto Lilás, mês de conscientização e combate à violência contra a mulher, e tem como objetivo implementar a Lei Estadual 12.956/2023, que institui o programa “Profissionais da Beleza contra a Violência Doméstica”. 

A desembargadora-presidente do TRT-PB parabenizou a iniciativa e enfatizou o caráter complexo da violência doméstica por estar arraigado nas estruturas sociais. “A Lei Maria da Penha completa 19 anos, mas isso não significa que a violência doméstica tenha começado ali. A violência doméstica existe desde que o mundo é mundo, mas tem se intensificado nos últimos anos. Nós estamos vivendo uma verdadeira epidemia. É um problema de ordem estrutural que requer uma solução também estrutural, ou seja, o Estado tem que enfrentar isso de forma ostensiva”, frisou.

IMG_0453.JPG

A programação contará com a exposição da temática por 13 painelistas, todas mulheres com destacada atuação nas instituições que representam, garantindo uma abordagem multidisciplinar e especializada sobre o tema. A ação reforça o papel vital dos profissionais de beleza que, pelo estreito laço de confiança com as mulheres paraibanas, podem se tornar um canal fundamental de acolhimento, orientação e denúncia. 

IMG_0647 (2).JPG

Assessoria de Comunicação Social do TRT-PB, com informações do MPPB