Você está aqui: Página Inicial > Comunicação Social > Notícias > 2021 > 06 > Projeto de Transformação Digital do TRT-13 conclui fase de imersão com oficina de soluções
Conteúdo

Notícias

Projeto de Transformação Digital do TRT-13 conclui fase de imersão com oficina de soluções

Próxima etapa é a de desenvolvimento das soluções propostas
publicado: 21/06/2021 14h50 última modificação: 21/06/2021 14h50

O Projeto de Transformação Digital do Tribunal Regional do Trabalho da Paraíba (13ª Região) encerrou, nesta quinta-feira (17), a fase de imersão na Coordenadoria de Material e Patrimônio com a realização de uma oficina para prototipação de soluções. Durante quatro horas, os servidores e o gestor da unidade, ao lado da equipe técnica do projeto, debateram e sugeriram possíveis soluções para os principais desafios enfrentados no dia a dia de trabalho no setor, elencados anteriormente nas fases de identificação de problemas.

Dos desafios selecionados como sendo mais urgentes a serem resolvidos na CMP, foram priorizados, durante a oficina, os que são passíveis de soluções que envolvam a Tecnologia da Informação. Os que não foram assim considerados, deverão ser encaminhados à Administração do Tribunal para conhecimento e providências, segundo explicou o coordenador do Laboratório de Inovação, Marcelo Moura. Agora, o projeto entrará no ciclo de desenvolvimento de protótipo das soluções propostas. “Vamos agrupar as ideias e esperamos que, em três semanas, consigamos entregar algo substancial e significativo para o setor. Agora é a fase de, com as soluções propostas, desenvolver algo que realmente contribua para melhorar a rotina do setor, de modo a ficar mais simples. Precisamos contar com o feedback dos servidores e do gestor à medida que formos desenvolvendo as soluções”, destacou.

Dentre as principais sugestões apresentadas durante a oficina, estão a utilização de dispositivo móvel durante a entrega de um bem ao destinatário; criação de um aplicativo para facilitar a localização dos bens; realização de campanha de conscientização para o recebimento das guias pelos usuários; e facilitação no processo de consulta de preços.

 

Oficina promove brainstorming com técnicas de Design Thinking

A oficina de prototipação de soluções foi a segunda promovida durante a aplicação do projeto de Transformação Digital no CMP. Neste segundo momento, seguiu-se a mesma lógica da oficina anterior: após uma breve explanação sobre o que já havia sido feito até o momento, o gestor da iniciativa dividiu os participantes em três grupos para facilitar a troca de ideias e propositura de soluções.

“Foi importante termos o período de imersão, no qual pudemos vivenciar o dia a dia do CMP, conhecer bem e ver os problemas na prática. Com base nisso, montamos as evidências do que encontramos durante essa fase e listamos algumas possíveis soluções pensando no que resolveria o problema”, afirmou Marcelo Moura.

Cada grupo discutiu os principais desafios um a um, sugerindo soluções para todos e já selecionando quais seriam passíveis de desenvolvimento de TI. Em seguida, os grupos foram reunidos para debate coletivo e definição unificada das propostas. Na sequência, todos foram novamente divididos em três grupos para o processo de prototipação das soluções. Além de pensar as próprias ideias, o momento contou com melhorias das sugestões dadas pelo Labor, com priorização das soluções de TI. “Estamos animados por contar com a ajuda da equipe do projeto”, destacou a chefe da Seção de Patrimônio e Suporte Administrativo do CMP, Vanessa Kaster.

 


Celina Modesto
Assessoria de Comunicação Social do TRT-13