Você está aqui: Página Inicial > Comunicação Social > Notícias > 2021 > 05 > TRT da Paraíba estreia podcast “Estatística JT” no aplicativo Spotify

Notícias

TRT da Paraíba estreia podcast “Estatística JT” no aplicativo Spotify

Projeto da AGE leva informação sobre termos do glossário dos sistemas estatísticos da Justiça do Trabalho

Ações do documento

publicado: 27/05/2021 14h40 última modificação: 28/05/2021 21h32

O Tribunal do Trabalho da Paraíba (13ª Região) inovando mais uma vez, disponibilizou no aplicativo Spotify o Projeto "EstatísticaJT", um mini podcast para tratar sobre temas estatísticos (especialmente eGestão), planejamento estratégico e Metas Nacionais do Poder Judiciário. O Presidente do TRT, desembargador Leonardo José Videres Trajano fez um convite aos magistrados e servidores da Justiça do Trabalho a embarcarem nesse projeto da Assessoria de Gestão Estratégica do Regional paraibano, através do seu Núcleo de Estatística. Uma forma inovadora de levar informação acerca daquilo que a Justiça do Trabalho produz em termos estatísticos, aos olhos do Conselho Nacional de Justiça e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho.

Inovação do rádio

O primeiro podcast foi apresentado na última terça-feira (25) e na ocasião, o desembargador Leonardo Trajano fez um paralelo entre o aplicativo com o rádio e falou: "o rádio é uma dessas invenções que resistem ao tempo, sempre se ajustando aos avanços tecnológicos e à mudança de público. Já transmitiu novelas, informações de guerra e ainda hoje, muitas vezes, é a única fonte de informação e educação". Lembrando a situação de distanciamento social ocasionada pela pandemia, com dificuldades para reunir equipes e manter os servidores atualizados acerca das estratégias, o desembargador Leonardo Trajano disse que, com o episódio, o TRT da Paraíba dá início a um programa de treinamento destinado a preparação de suas equipes para o cumprimento dos objetivos do Planejamento Estratégico da Justiça do Trabalho.

"Mais uma vez, o rádio se reinventa. Agora numa tecnologia própria do século XXI: o Podcast. Por meio de episódios curtos, serão ministradas orientações acerca do uso das ferramentas de trabalho como o PJe, utilização das tabelas processuais unificadas do CNJ, ações para o cumprimento das metas do Poder Judiciário, estatísticas e etc.", disse o desembargador presidente, destacando ainda que o convite não foi feito apenas para magistrados e servidores da Justiça do Trabalho, mas também para todos que queiram embarcar nessa jornada com o TRT da Paraíba.

Fortalecer a comunicação

Entre os objetivos do projeto está o fortalecimento da comunicação com a sociedade e com as equipes do órgão, além de aprimorar o cumprimento de metas pelo tribunal por meio da informação clara e precisa. A ideia é promover a capacitação do público interno pela audiência de episódios e posterior preenchimento de questionário.

"Os mini podcasts serão produzidos constantemente, repassando para as equipes do TRT13 a correta interpretação dos glossários dos sistemas de estatísticas, com vistas ao devido lançamento no PJe das movimentações processuais”, disse o juiz Lindinaldo Silva Marinho, destacando que a iniciativa busca aprimorar o cumprimento de metas pelo tribunal, por meio da informação clara e precisa.

O Projeto Estatística JT tem em sua equipe o juiz Lindinaldo Silva Marinho, o assessor da Assessoria de Gestão Estratégica, Max Frederico Feitosa Guedes Pereira e os servidores Agenor da Costa Júnior (Gestor, da AGE), Patrícia Rocha Magalhães Sakaue (Comunicação Social) e Talita Simões Leão (Ouvidor).


Jaquilane Medeiros 

Assessoria de Comunicação Social TRT-13