Você está aqui: Página Inicial > Comunicação Social > Notícias > 2021 > 05 > TRT-13 adere à mobilização nacional para a conscientização sobre o perigo do glaucoma

Notícias

TRT-13 adere à mobilização nacional para a conscientização sobre o perigo do glaucoma

Prédio Sede e Fóruns de João Pessoa e Campina Grande ficaram com a iluminação verde por 24h

Ações do documento

publicado: 27/05/2021 10h37 última modificação: 27/05/2021 20h40

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) se solidarizou com o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) na mobilização nacional para a conscientização sobre o glaucoma. Por isso ontem, 26 de maio, dia Nacional de Combate ao Glaucoma, o Tribunal Regional do Trabalho da 13ª Região iluminou o edifício Sede, no Centro de João Pessoa, como também os Fóruns Maximiano Figueiredo, no bairro João Agripino, na capital, e o Irineu Joffily, na Estação Velha, em Campina Grande, com a cor verde, numa forma de chamar a atenção da população para o perigo desta doença.

O glaucoma é uma doença ocular causada principalmente pela elevação da pressão intraocular que provoca lesões no nervo ótico e, como consequência, comprometimento visual. Se não for tratada adequadamente, pode levar à cegueira.

De acordo com o Conselho Brasileiro de Oftalmologia cerca de 1 a 2% da população mundial convivem com glaucoma e as projeções são de que até 111,8 milhões de pessoas poderão sofrer com a doença em 2040. Por reverter este quadro, o aconselhável é que as pessoas com mais de 40 anos façam exames oftalmológicos periódicos, com a finalidade de detectar sinais prematuros desta doença.

No Brasil, esta data foi oficialmente instituída a partir do decreto de lei nº 10.456, de 13 de maio de 2002, que decretou a celebração anual do dia 26 de maio como Dia Nacional de Combate ao Glaucoma.


Assessoria de Comunicação Social TRT-13