Você está aqui: Página Inicial > Comunicação Social > Notícias > 2021 > 05 > Nova versão nacional do PROAD é integrada ao SAO Adm
Conteúdo

Notícias

Nova versão nacional do PROAD é integrada ao SAO Adm

Sistema foi desenvolvido e idealizado pela Setic do TRT-13
publicado: 24/05/2021 09h39 última modificação: 25/05/2021 10h10

O Sistema de Administração Operacional (SAO Adm), desenvolvido pela Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic) do Tribunal Regional do Trabalho da Paraíba (13ª Região), foi oficialmente integrado ao PROAD nacional. A versão 4.2, a mais recente do programa a ser liberada, já conta com relatórios disponíveis na plataforma de relatórios administrativos.

De acordo com o chefe do Núcleo de Desenvolvimento e Manutenção de Sistemas da Setic, Emerson Araújo, o SAO Adm permite, de forma simples e produtiva, elaborar relatórios referentes aos dados dos mais diversos sistemas administrativos, a exemplo de PROAD, Sigep e SCMP. Além disso, a ferramenta teve seu escopo ampliado recentemente, permitindo a consulta pública dos relatórios.

Conforme Araújo, os usuários do sistema não precisam fazer nenhuma alteração devido à integração ao PROAD nacional e os relatórios deverão ficar disponíveis com o tempo. O SAO Adm é uma ferramenta sem dependência de softwares pagos, aderente às tecnologias adotadas pelo sistema Processo Judicial eletrônico (PJe) e tem, entre as vantagens, a possibilidade de os 24 tribunais regionais poderem contribuir com a sua evolução de forma simples e eficaz.

Um dos principais objetivos da ferramenta é a padronização do sistema de relatórios nos âmbitos judicial e administrativo, bem como a centralização das informações gerenciais administrativas em um único ponto acessível pela alta administração.

Segundo o diretor da Setic, Rodrigo Cartaxo, o sistema conta com uma nova funcionalidade denominada marketplace. “Ela permite que um relatório desenvolvido por um regional seja automaticamente compartilhado com todos os demais, possibilitando o trabalho colaborativo e a racionalização do esforço necessário à evolução do sistema”, explicou.

Histórico

A ideia de criação da ferramenta surgiu a partir do SAO PJe, uma versão anterior do sistema para a área jurídica. “Avaliamos a possibilidade de alterar o sistema para também contemplar os dados administrativos e assim foi feito. O tempo que levamos para realizar essa mudança, mais a inclusão das novas funcionalidades, foi de seis meses”, relatou Emerson Araújo.

Em agosto de 2019, o Comitê Nacional do Projeto Administrativo (PROAD) aprovou o sistema desenvolvido pelo TRT-13. Atualmente, o SAO Adm está em análise pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho para ser adotado oficialmente como sistema nacional de gerenciamento de relatórios administrativos para todos os sistemas nacionais, incluindo o Sigep, Sigeo e SCMP.

 

Celina Modesto
Assessoria de Comunicação Social TRT-13