Você está aqui: Página Inicial > Comunicação Social > Notícias > 2021 > 04 > 2021 > 04 > Webinário ‘Trabalho decente em tempos de pandemia’, promovido pelo TRT-13, será evento oficial da Justiça do Trabalho

Notícias

Webinário ‘Trabalho decente em tempos de pandemia’, promovido pelo TRT-13, será evento oficial da Justiça do Trabalho

Abril Verde: iniciativa, que será realizada no dia 28 deste mês, comemora o Dia Mundial da Segurança e da Saúde no Trabalho

Ações do documento

publicado: 23/04/2021 12h24 última modificação: 27/04/2021 16h43

O webinário “Trabalho Decente em Tempos de Pandemia”, que será promovido pelo Tribunal Regional do Trabalho da Paraíba no próximo dia 28, tornou-se o evento oficial da Justiça do Trabalho para comemorar o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho, em memória às vítimas de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho. O evento terá abertura do presidente do TRT-13, desembargador Leonardo Trajano, e encerramento feito pela ministra do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Delaíde Alves Miranda Arantes.

O evento poderá ser acompanhado pelo público através do canal da E-Jud13 no YouTube, que pode ser acessado aqui. Não será necessário efetuar inscrição e os participantes terão direito a um certificado. A iniciativa será realizada por meio do Programa Trabalho Seguro na Paraíba e é alusiva ao Abril Verde, campanha que foca a conscientização acerca da importância da segurança e da saúde do trabalhador brasileiro.

Previsto para começar às 14h, o webinário contará com três palestras. A primeira tem como tema “Saúde dos Trabalhadores da Saúde: prevenção e cuidado” e será ministrada pela psicóloga Thaís Augusta Cunha de Oliveira Máximo. Já a segunda palestra, ministrada pelo psicólogo Pablo Aquino, abordará o tema “O Trabalhador Tridimensional e a Redução de Acidentes de Trabalho”. Já a terceira palestra trará a temática “Covid-19 pode ser acidente de trabalho?”, ministrada pelo professor Paulo Lemgruber.

Além disso, a programação do webinário contará, também, com a participação do fundador da campanha Abril Verde, o especialista em segurança do trabalho, Nivaldo Barbosa; o procurador do Trabalho, Raolino Maracajá; e a apresentação do Programa ComVida, pelo Núcleo de Saúde do TRT-13.

A organização do evento está sendo realizada pelos gestores regionais juíza Mirella Cahú e juiz André Aquino e contará com a participação do Gestor Nacional Região Nordeste juiz André Machado.

Abril Verde

O objetivo da mobilização é chamar a atenção para a importância de prevenir os acidentes de trabalho, tomando como exemplo campanhas como Outubro Rosa e Novembro Azul. Em vários países, o período é marcado como uma época de atenção para os trabalhadores que sofrem acidentes durante suas atividades laborais todos os dias. A Organização Internacional do Trabalho (OIT) instituiu o dia 28 de abril como o Dia Mundial da Segurança e da Saúde no Trabalho, em memória às vítimas de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho. No Brasil, a Lei 11.121/2005 instituiu o mesmo dia como o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

 

Celina Modesto
Assessoria de Comunicação Social TRT-13