Você está aqui: Página Inicial > Comunicação Social > Notícias > 2020 > 08 > Tocando Direito - Programa traz música do rapper Emicida para falar sobre Trabalho Infantil
Conteúdo

Notícias

Tocando Direito - Programa traz música do rapper Emicida para falar sobre Trabalho Infantil

Música é a proposta do Tocando Direito, quadro vai ao ar na Rádio TRT FM 104.3 , emissora do TRT de Mato Grosso
publicado: 31/08/2020 13h16 última modificação: 01/09/2020 11h45

A música "Sementes", do rapper Emicida, com participação de Drik Barbosa, é tema do Tocando Direito nesta semana. O quadro, que usa música para explicar assuntos relacionados ao mundo do trabalho, faz parte da programação da Rádio TRT FM 104.3.

A canção é tema da campanha nacional contra o trabalho infantil, realizada pela Justiça do Trabalho e parceiros. A música faz uma comparação entre crianças e sementes e lembra que ambas não podem sofrer pressão no processo de desenvolvimento. "É muito triste, muito cedo, é muito covarde cortar infâncias pela metade. Pra ser um adulto sem tumulto não existe atalho. Em resumo, crianças não têm trabalho", diz trecho da letra.

A partir da canção, o Tocando Direito fala do combate ao trabalho infantil, dos números alarmantes no Brasil e no mundo e sobre a legislação que protege crianças e adolescentes desse mal.

A letra de "Sementes" mostra aspectos cruéis do trabalho infantil no Brasil quando diz, por exemplo, que o problema tem cor e endereço, referindo-se ao fato de que o número de crianças e adolescentes negros nessa atividade é maior do que o de não negros (1,4 milhão e 1,1 milhão, respectivamente).

Este ano, em função da pandemia do novo coronavírus, as ações de combate ao trabalho infantil têm se intensificado. É por isso que a campanha nacional tem como slogan "Covid-19: agora mais do que nunca, protejam crianças e adolescentes do trabalho infantil”.

O objetivo é conscientizar a sociedade e o Estado sobre a necessidade de maior proteção a essa parcela da população, com o aprimoramento de medidas de prevenção e de combate ao trabalho infantil, em especial diante da vulnerabilidade socioeconômica resultante da crise de saúde.

Tocando Direito

Música em harmonia com o mundo do trabalho é a proposta do Tocando Direito. O quadro vai ao ar na Rádio TRT FM 104.3 todas as sextas, sábados, domingos e segundas, às 07h10, 11h10 e 19h10, logo após o programa 'Justiça em Cena'.

Inaugurada em dezembro de 2019, a emissora do TRT de Mato Grosso transmite seu conteúdo para a região metropolitana de Cuiabá pelo canal 104.3 FM. Para quem não possui um aparelho de rádio ou está fora da área de cobertura, a programação pode ser apreciada acessando o site www.trtfm.com.br. Também é possível ouvir, em qualquer lugar do mundo, através dos sites CX Rádio, Tudo Rádio, entre outros serviços semelhantes.

Informações do TRT de Mato Grosso

Postado por Eduardo Pinelli