Você está aqui: Página Inicial > Comunicação Social > Notícias > 2020 > 06 > 2020 > 06 > TRT comemora Dia Mundial do Meio Ambiente com avanços na área socioambiental

Notícias

TRT comemora Dia Mundial do Meio Ambiente com avanços na área socioambiental

Regional paraibano tem redução no consumo papel, descartáveis, combustível, água e energia

Ações do documento

publicado: 08/06/2020 14h37 última modificação: 09/06/2020 11h54

O Tribunal do Trabalho da Paraíba (13ª Região) comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente com excelentes avanços na área socioambiental e a certeza de que o caminho a ser trilhado requer vigilância constante e trabalho incessante. Nesta sexta-feira, foi lançada a campanha “A Justiça do Trabalho promove a sustentabilidade, respeita o meio ambiente e preserva a vida”, onde mostra as conquistas no zelo com o meio ambiente pelo Judiciário Trabalhista em todo o país.

Os parâmetros de sustentabilidade na Justiça do Trabalho começaram a ser medidos mais detalhadamente a partir do ano de 2015. A campanha nacional mostra que de 2015 a 2019 a redução no consumo de papel foi de 58%. No TRT da Paraíba, essa redução chegou a 60%, pois o TRT13 já funciona de forma totalmente eletrônica nas áreas judicial e administrativa desde 2008.

Em relação a copos descartáveis a redução no país foi de 47% e no TRT13, de 74%. Nos anos anteriores a administração distribuiu mil canecas não descartáveis para os servidores em todo o estado. 

Outros números mostram o cuidado do Tribunal paraibano com o meio ambiente, como no setor de combustíveis, por exemplo. De 2015 a 2019 o consumo foi reduzido em 24%. A partir do ano de 2016, o TRT13 também passou a monitorar os gastos com telefonia e internet. A redução no período foi de 18%, principalmente com a política de renegociação de contratos.

Após uma tendência de crescimento na curva de consumo entre os anos de 2016 a 2018, o TRT conseguiu reduzir o consumo a um nível de 2% a menos que o medido em 2015. O tribunal paraibano está investindo fortemente em projetos de geração de energia fotovoltaica, com indicação de execução de obras ainda este ano.

 

Dia Mundial

O Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado em 5 de junho e tem por finalidade criar uma postura crítica e ativa em relação aos problemas ambientais existentes no planeta. 

Em 1972, na Assembleia Geral das Nações Unidas, foi criado o Dia Mundial do Meio Ambiente. A criação da data marcou a abertura da Conferência das Nações Unidas sobre o Ambiente Humano, evento que ficou conhecido como Conferência de Estocolmo.

Nessa Conferência, a Organização das Nações Unidas (ONU) criou o PNUMA (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente) e apresentou a Declaração da Conferência da ONU sobre o Meio Ambiente, que apresenta princípios que visam à melhoria da preservação do meio ambiente.

 

José Vieira Neto, com informações da

Assessoria de Gestão Estratégica (Seção de Gestão Socioambiental)

Informações sobre o dia do meio ambiente:

Site Mundo Educação, por Vanessa Sardinha