Você está aqui: Página Inicial > Comunicação Social > Notícias > 2019 > 11 > Servidora do TRT lança livro no Iesp Faculdades nesta quarta (13)
Conteúdo

Notícias

Servidora do TRT lança livro no Iesp Faculdades nesta quarta (13)

Evento acontece no auditório do Bloco Central e é aberto ao público
publicado: 12/11/2019 15h35 última modificação: 12/11/2019 17h04

Será às 18h desta quarta-feira (13), o lançamento do livro “Nanotecnologia – a revolução tecnológica invisível”, de autoria da servidora deste Regional, Marylad Medeiros da Silva. A obra publicada pela Editora Lumen Juris traz proposta para elaboração de um marco normativo e proteção aos trabalhadores que laboram com matéria nano, no Brasil. É a primeira autoria da servidora, que também é professora do curso de especialização e mestre em Direito. Como co-autora, Marylad Medeiros lançou, em 2018, o livro “Direito Previdenciário”, com o delegado da Polícia Federal Derly Brasileiro. No Iesp o evento será aberto ao público no auditório do Bloco Central.

De acordo com Marylad Medeiros, “a nano, tecnologia da modernidade, traz enormes benefícios à sociedade, seja para a indústria, ou qualidade de vida para o ser humano, mas pode trazer riscos para o meio ambiente e, portanto, deve-se aplicar o princípio da precaução como forma de minimizá-los”, disse, destacando ser essa a motivação que a levou a fazer uma proposta para marco normativo de proteção ao trabalhador brasileiro.

A apresentação do livro será feita pela professora e doutora Hertha Urquiza e terá como palestrante o servidor do TRT, Gonçalo Júnior.

A obra também será lançada no Unipê, no dia 4 de dezembro e no evento em comemoração aos 30 anos do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo – Sescoop, dia 18 de dezembro, no Classe “A”.

Sobre o livro

A modernidade insere novas descobertas tecnológicas que, apesar de proporcionar melhoras na qualidade de vida da sociedade, podem também ser condutoras de riscos ocultos, de forma que venham a prejudicar a saúde do ser humano e, possivelmente, agredir o meio ambiente, pondo em risco gerações presentes e futuras.

Sob esse pressuposto é que esta obra pretende chamar a atenção do leitor para a necessidade de fazer uma análise das nanotecnologias e seus impactos no meio ambiente de trabalho, destacando, sobretudo, que a regulação dessa temática requer um conhecimento meta-jurídico do profissional da área do Direito, bem como um conhecimento dos princípios da proteção e precaução, pilares, respectivamente, do Direito do trabalho e do Direito Ambiental.

Perfil da autora

Marylad Medeiros da Silva: Mestre em Ciências Jurídicas, na área de Concentração Direito e Desenvolvimento Sustentável pela UNIPE. Pós-graduanda em Direito Processual do Trabalho pela FIP – Faculdades Integradas de Patos. Professora da graduação em Direito e da Pós-Graduação do Instituto de Educação Superior da Paraíba (IESP). Servidora do TRT-13ª Região. Engenheira Civil e Bacharela em Direito.

Jaquilane Medeiros