Você está aqui: Página Inicial > Comunicação Social > Notícias > 2019 > 11 > Servidora do TRT lança livro no Iesp Faculdades nesta quarta (13)

Notícias

Servidora do TRT lança livro no Iesp Faculdades nesta quarta (13)

Evento acontece no auditório do Bloco Central e é aberto ao público

Ações do documento

publicado: 12/11/2019 15h35 última modificação: 12/11/2019 17h04

Será às 18h desta quarta-feira (13), o lançamento do livro “Nanotecnologia – a revolução tecnológica invisível”, de autoria da servidora deste Regional, Marylad Medeiros da Silva. A obra publicada pela Editora Lumen Juris traz proposta para elaboração de um marco normativo e proteção aos trabalhadores que laboram com matéria nano, no Brasil. É a primeira autoria da servidora, que também é professora do curso de especialização e mestre em Direito. Como co-autora, Marylad Medeiros lançou, em 2018, o livro “Direito Previdenciário”, com o delegado da Polícia Federal Derly Brasileiro. No Iesp o evento será aberto ao público no auditório do Bloco Central.

De acordo com Marylad Medeiros, “a nano, tecnologia da modernidade, traz enormes benefícios à sociedade, seja para a indústria, ou qualidade de vida para o ser humano, mas pode trazer riscos para o meio ambiente e, portanto, deve-se aplicar o princípio da precaução como forma de minimizá-los”, disse, destacando ser essa a motivação que a levou a fazer uma proposta para marco normativo de proteção ao trabalhador brasileiro.

A apresentação do livro será feita pela professora e doutora Hertha Urquiza e terá como palestrante o servidor do TRT, Gonçalo Júnior.

A obra também será lançada no Unipê, no dia 4 de dezembro e no evento em comemoração aos 30 anos do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo – Sescoop, dia 18 de dezembro, no Classe “A”.

Sobre o livro

A modernidade insere novas descobertas tecnológicas que, apesar de proporcionar melhoras na qualidade de vida da sociedade, podem também ser condutoras de riscos ocultos, de forma que venham a prejudicar a saúde do ser humano e, possivelmente, agredir o meio ambiente, pondo em risco gerações presentes e futuras.

Sob esse pressuposto é que esta obra pretende chamar a atenção do leitor para a necessidade de fazer uma análise das nanotecnologias e seus impactos no meio ambiente de trabalho, destacando, sobretudo, que a regulação dessa temática requer um conhecimento meta-jurídico do profissional da área do Direito, bem como um conhecimento dos princípios da proteção e precaução, pilares, respectivamente, do Direito do trabalho e do Direito Ambiental.

Perfil da autora

Marylad Medeiros da Silva: Mestre em Ciências Jurídicas, na área de Concentração Direito e Desenvolvimento Sustentável pela UNIPE. Pós-graduanda em Direito Processual do Trabalho pela FIP – Faculdades Integradas de Patos. Professora da graduação em Direito e da Pós-Graduação do Instituto de Educação Superior da Paraíba (IESP). Servidora do TRT-13ª Região. Engenheira Civil e Bacharela em Direito.

Jaquilane Medeiros