Você está aqui: Página Inicial > Comunicação Social > Notícias > 2019 > 08 > Justiça do Trabalho e Caixa lançam Alvará Eletrônico
Conteúdo

Notícias

Justiça do Trabalho e Caixa lançam Alvará Eletrônico

Sistema integra novo módulo do Processo Eletrônico
publicado: 08/08/2019 10h21 última modificação: 08/08/2019 10h21

O presidente do Tribunal do Trabalho da Paraíba (13ª Região), desembargador Wolney de Macedo Cordeiro e o vice-presidente e corregedor, desembargador Leonardo Trajano, juízes e servidores participara nesta quarta-feira (7) do lançamento do Alvará Eletrônico do PJe da Justiça do Trabalho.

O lançamento foi um evento nacional transmitido ao vivo a partir do Tribunal do Trabalho de Pernambuco, quando o Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) promoveu sessão solene para o lançamento. Na Paraíba, magistrados e servidores acompanharam a transmissão no auditório do Fórum Maximiano Figueiredo, em João Pessoa.

Equipe da Secretaria de Tecnologia da Informação do Regional do Trabalho Pernambucano em cooperação com a Caixa Econômica Federal e sob a supervisão do Comitê Gestor do PJe na Justiça do Trabalho, desenvolveu o Sistema de Interoperabilidade Financeira (SIF-Caixa), um módulo da nova versão do PJe, para tornar mais rápida e segura a emissão de alvarás. O sistema poderá ser habilitado por qualquer vara trabalhista do país, a partir de 19 deste mês de agosto, data de conclusão do cronograma de implantação da versão 2.4 do PJe em toda a Justiça do Trabalho.

Melhoria para o jurisdicionado

“Com o alvará eletrônico, que considero o clímax da relação processual, acredito que muitos problemas do antigo sistema serão eliminados, já que teremos a automatização do processo. Congratulo a Caixa pelo pioneirismo, por ter sido a única instituição financeira que se propôs a desenvolver a ferramenta, que destaco como operosa e que vai facilitar a vida do jurisdicionado e dos que laboram na Justiça do Trabalho”, disse o presidente do Tribunal do Trabalho da Paraíba (13ª Região), desembargador Wolney Cordeiro.

O gerente regional judiciário da Caixa na Paraíba, Flávio Marinho Leal, agradeceu a acolhida do TRT da Paraíba e destacou a parceria que já existe entre a instituição e a Justiça do Trabalho da Paraíba. “O alvará eletrônico vai melhorar, ainda mais, o atendimento aos jurisdicionados. O nosso reconhecimento à Justiça do Trabalho pela parceria nesse projeto pioneiro”, disse.

Ministro fala de eficácia em Recife

Na solenidade nacional de lançamento, em Recife, o presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e do CSJT, Ministro João Batista Brito Pereira, afirmou que o SIF representa mais um avanço da Justiça do Trabalho em termos de modernização, celeridade processual e sustentabilidade. “Tenho dito que a natureza agradece cada instrumento eletrônico que se utiliza, pois nós precisamos diminuir, a cada dia, o uso do papel”. O Ministro relembrou o surgimento da demanda pelo sistema e o esforço das várias pessoas envolvidas no projeto: “É um sonho convertido numa realidade muito desejada e bem-vinda”, concluiu.

José Vieira Neto