Você está aqui: Página Inicial > Comunicação Social > Notícias > 2019 > 08 > 2019 > 08 > TRT realizou encontro para discutir Metas do Poder Judiciário no Fórum de JP
Conteúdo

Notícias

TRT realizou encontro para discutir Metas do Poder Judiciário no Fórum de JP

Magistrados, procuradores e representantes de entidades participaram do encontro
publicado: 06/08/2019 15h35 última modificação: 06/08/2019 16h19

O presidente do Tribunal do Trabalho da Paraíba (13ª Região), desembargador Wolney de Macedo Cordeiro, abriu o 2º Encontro de Governança Judiciária e Administrativa de 2019, destacando a realização da Audiência Pública, que aconteceu às 8h30, no auditório do Fórum Maximiano Figueiredo.

No seu discurso de abertura, o desembargador Wolney Cordeiro destacou a realização da Audiência Pública destinada a externalizar as metas do Poder Judiciário, debater e discuti-las. Segundo ele, trata-se de mais uma medida visando conceder transparência ao próprio Poder Judiciário, que se autorregula, que impõe suas metas, sua estratégia, divulga seu planejamento e publiciza o roteiro de dar visibilidade à sociedade no que concerne a essas ações.

Discordando a afirmação de que o Poder Judiciário é muito fechado, havendo inclusive quem o compare a uma caixa-preta, o presidente do TRT garante que este é o poder mais transparente da república. “Nós fazemos um planejamento estratégico anual, divulgamos, debatemos com a sociedade e expomos os nossos resultados sejam eles satisfatórios ou não, adequados ou não. Mas o mais relevante em todo o planejamento e em toda a ideia é melhorar a nossa gestão e torná-la transparente, visível para a sociedade”, rebateu.

O magistrado acrescentou que mesmo sendo uma iniciativa modesta, na verdade visa atender a uma necessidade de publicização do processo, é uma tentativa de disseminar a ideia do planejamento estratégico e dar uma visão mais democrática. “Internamente, nós sabemos que, com o passar do tempo, conseguimos eliminar resistências a ideia de metas. E isso impacta o integrante da Justiça do Trabalho, o que pode gerar um desconforto”, observou.

O desembargador concluiu dizendo que a ideia básica e fundamental da audiência pública é oferecer serviços de elevada qualidade para a sociedade, afirmando que a partir do estabelecimento, a categorização de metas e de objetivos a serem perseguidos, o Poder Judiciário tem como oferecer e otimizar a prestação desses serviços.

Esta terça-feira foi um dia de atividade multidisciplinar, para se discutir questões relacionadas ao planejamento estratégico, à discussão de metas e de questões administrativa do Tribunal do Trabalho da Paraíba (13ª Região).

Após a audiência pública, aconteceram a Reunião de Avaliação Estratégica (RAE), e os informes da Corregedoria. No período da tarde, aconteceu o 2º Encontro de Cooperação e Capacitação Correicional e, no decorrer da semana, haverá a 3ª Jornada de Formação Acadêmica. Esta será uma semana extremamente importante pra o Tribunal em todos os seus aspectos.

Satva Costa