Você está aqui: Página Inicial > Comunicação Social > Notícias > 2019 > 07 > Tribunal eliminará 1,2 toneladas de documentos
Conteúdo

Notícias

Tribunal eliminará 1,2 toneladas de documentos

Serão eliminados ofícios, correspondências, guias de remessas de processos e outros documentos
publicado: 01/07/2019 15h41 última modificação: 01/07/2019 15h41

Um total de 1,2 toneladas de documentos administrativos serão eliminadas pelo Tribunal do Trabalho da Paraíba nesta terça-feira (2). A Comissão Permanente de Avaliação de Documentos do TRT – CPAD encaminhará para eliminação os documentos administrativos do período de 1985 a 2014, cuja matéria administrativa já tramitou. Tratam-se de diversos tipos de documentos, dentre eles: ofícios, correspondências recebidas, expedidas, guias de remessas de processos e outros.

Tratam-se de documentos com tempo de guarda esgotado e que estavam ocupando espaço no Núcleo de Arquivo Trabalhista – NAT. O trabalho feito pela CPAD, com o NAT e o CDA, tem como objetivo abrir espaços nos arquivos e melhorar a eficiência administrativa no tocante à politica de Gestão Documental.

Segundo Normando Madeiro, Secretário da CPAD, toda a massa documental foi doada à associação dos catadores de materiais descartáveis, em conformidade com o disposto no Decreto de nº 5.940/06, e o valor arrecadado com a venda dos papéis será revertido à referida associação.

Preservação
O TRT da Paraíba vem desenvolvendo este trabalho desde o ano de 2002. De acordo com Normando Madeiro, esse trabalho não está voltado apenas para a eliminação de documentos e autos findos, mas também para a preservação da história da Justiça do Trabalho no Brasil.

Antes de iniciar o processo de eliminação se faz uma avaliação rigorosa dos documentos e processos e se elimina aquilo que realmente não tem mais nenhuma função de guarda. Oportuno ressaltar que os documentos mantidos sob guarda e preservados tem despertado grande interesse de estudantes e historiadores que procuram a Justiça do Trabalho para ter acesso a dados e informações dos processos para estudo e pesquisa no tocante à relação capital/ trabalho, já que sem registro não há história.

Por fim, esse é um trabalho socioambiental, ou seja, social pelo fato de que o material doado e o valor arrecadado com a venda dos papéis é revertido à associação, e ambiental por que o volume de papel triturado pelo Tribunal Regional do Trabalho da Paraíba desde que foi adotado o trabalho de eliminação de documentos chegará a quase a 76 mil quilos (74.903). Para produzir esse volume de papel, seria necessário o corte de 2.200 árvores com vida média de 10 anos.

Fonte: CPAD