Você está aqui: Página Inicial > Comunicação Social > Notícias > 2019 > 07 > Campanha nas Redes Sociais mostra a importância da prevenção de acidentes de trabalho

Notícias

Campanha nas Redes Sociais mostra a importância da prevenção de acidentes de trabalho

Série“25 motivos para prevenir acidentes de trabalho: essa história não pode se repetir” está sendo divulgada nas mídias sociais do TRT 13

Ações do documento

publicado: 16/07/2019 09h15 última modificação: 16/07/2019 09h15

O Tribunal do Trabalho da Paraíba (13ª Região) está participando da campanha “25 motivos para prevenir acidentes de trabalho: essa história não pode se repetir”, que reúne relatos de trabalhadores sobre os impactos do acidente de trabalho em suas vidas e mostra a importância da prevenção. A campanha é do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho, em parceria com os 24 Tribunais Regionais do Trabalho (TRTs) e está sendo divulgada no Facebook.

A ação é uma iniciativa do Programa Trabalho Seguro da Justiça do Trabalho, que na Paraíba tem os juízes Adriano Mesquita Dantas (auxiliar da vice-presidência) e André Wilson Avellar de Aquino (titular da 5ª Vara do Trabalho de Campina Grande) como gestores regionais.

O vídeo do TRT da Paraíba mostra o depoimento de Joaquim Lourenço Júnior, um marinheiro (Marinha Mercante) que sofreu acidente durante uma manobra em um navio de bandeira brasileira, mas que no momento do acidente estava na Nigéria, país localizado na África Ocidental. Todo o sofrimento do trabalhador é narrado no vídeo de 2 minutos, que foi produzido pela Assessoria de Comunicação Social do TRT 13.

Dia Nacional

A campanha, que se estenderá até o fim do mês, marca o Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho, lembrado no dia 27 de julho. A data foi escolhida em 1972, em decorrência da implementação, pelo extinto Ministério do Trabalho, do serviço obrigatório de segurança em medicina do trabalho em empresas com mais de 100 empregados.

“Essa história não pode se repetir”

O objetivo da campanha é chamar a atenção da sociedade para a necessidade da prevenção dos acidentes de trabalho, por meio de relatos reais de trabalhadores de várias partes do Brasil que sofreram esse tipo de acidente. As histórias estão sendo contadas em vídeos curtos e divulgadas nas páginas oficiais dos tribunais e do CSJT no Facebook neste mês de julho.

A série foi iniciada pelo TRT da 1ª Região (RJ), que publicou o primeiro vídeo no dia 2 de julho. Diariamente, até o dia 27/7, outros tribunais estão publicando os depoimentos em suas páginas oficiais.

Os posts têm a opção de compartilhamento para que os demais tribunais, outras instituições, influenciadores e internautas compartilhem a mensagem, ampliando o alcance da campanha e da mensagem de conscientização.

Acidentes

Os acidentes de trabalho ocorrem por motivos variados: falta ou uso incorreto dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), negligência da empresa com o ambiente de trabalho, falta de treinamento e capacitação para realizar determinadas funções ou falta de atenção dos empregados na realização das tarefas, entre outras.

Segundo os dados de 2017 da Secretaria de Previdência do Ministério da Economia, mais de 549 mil pessoas se acidentaram no trabalho e registraram os acidentes por meio da Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT). Outras 98,7 mil pessoas também sofreram acidentes, mas as empresas não abriram a CAT. O número é 6,59% menor do que o registrado em 2016, quando ocorreram 585.626 acidentes no país.

Jaquilane Medeiros/Divisão de Comunicação do CSJT