Você está aqui: Página Inicial > Comunicação Social > Notícias > 2019 > 05 > TRT da Paraíba se prepara para a Semana Nacional da Conciliação Trabalhista
Conteúdo

Notícias

TRT da Paraíba se prepara para a Semana Nacional da Conciliação Trabalhista

Objetivo é ampliar o número de audiências e buscar mais acordos de 27 a 31 deste mês de maio
publicado: 06/05/2019 12h07 última modificação: 06/05/2019 12h07

Faltando menos de um mês para a realização da Semana Nacional da Conciliação Trabalhista, o Tribunal do Trabalho da Paraíba (13ª Região) já está tomando todas as providências para ampliar o número de audiências e buscar mais acordos. O evento acontece no período de 27 a 31 deste mês de maio.

Por determinação do vice-presidente do Regional, desembargador e corregedor Leonardo Videres Trajano, os juízes do trabalho devem selecionar os processos a serem pautados, levando-se em conta critérios definidos pelas unidades, a exemplo da real possibilidade de acordo; processos com tramitação mais antiga; processos com diligências pendentes (CPIs e perícia) e demandas repetidas em face do mesmo devedor.

De acordo com a coordenadora do Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (Cejusc-JT), Roberta Correia Cavalcanti Caldas, os conciliadores e mediadores voluntários vão participar das audiências nas Varas, caso sejam requisitados. As audiências de conciliação vão acontecer em todas as Varas do Trabalho do Estado, ficando a cargo do Cejusc-JT, a elaboração dos certificados aos conciliadores e mediadores que atuarem na semana.

Parceria

Esta será a quinta edição do evento que tem como slogan “Menos Conflitos. Mais Soluções: com a conciliação o saldo é sempre positivo”. A campanha é promovida pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), em parceria com os Tribunais Regionais do Trabalho de todo o Brasil e tem o objetivo de proporcionar, por meio de solução amigável, maior celeridade ao encerramento de conflitos trabalhistas.

Durante o evento, a Justiça do Trabalho soma esforços para ampliar o número de audiências entre patrões e empregados, buscando alcançar o maior número possível de acordos. Na Paraíba, para participar da Campanha, basta solicitar o agendamento de audiência por meio de petição ou preenchendo o formulário que se encontra no site do TRT (www.trt13.jus.br), no banner do Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (Cejusc-JT).

Jaquilane Medeiros