Você está aqui: Página Inicial > Comunicação Social > Notícias > 2018 > outubro > Câncer de mama foi tema de palestra no TRT
Conteúdo

Notícias

Câncer de mama foi tema de palestra no TRT

Diagnóstico, prevenção, incidência e estatísticas foram apresentados no auditório do Pleno
publicado: 19/10/2018 12h50 última modificação: 19/10/2018 12h50

O câncer de mama é a 5ª causa de morte entre mulheres no Brasil. O número foi apresentado pela médica mastologista Cláudia Studart, que, atendendo ao convite do Tribunal do Trabalho da Paraíba (13ª Região), fez uma palestra para magistrados e servidores no auditório do Tribunal Pleno. O evento é uma das ações do Regional que está engajado no “Outubro Rosa”.

O evento foi aberto pelo diretor do Núcleo de Saúde (Nusa), médico Ernane Amaral, que apresentou a palestrante e disse que a campanha de conscientização tem como objetivo principal alertar as mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. “Espero que este dia não seja apenas de simbolismo, mas de reflexão pela prevenção da doença”, disse.

O grupo de Teatro Justiça em Palco, do TRT fez uma breve apresentação com os servidores/atores Tânia Magalhães e Omar Brito. Eles mostraram a importância do diagnóstico precoce e que o câncer de mama não acomete só mulheres. Um pequeno percentual dos acometidos são homens. “Para cada 100 mulheres acometidas, um homem tem câncer de mama”, observou.

Saúde pública

A mastologista Cláudia Studart iniciou sua apresentação afirmando que o câncer de mama é um problema de saúde pública e é também o mais temido entre as mulheres. Segundo a especialista, trata-se de um conjunto de doenças que se manifestam de várias formas e com diferentes assinaturas genéticas. “Junto com ele, normalmente vem efeitos psicológicos que afetam a percepção de sexualidade e a imagem corporal”, observou, destacando que para cada tipo de tumor, há um tipo de tratamento e uma forma diferenciada de resposta a esse tratamento.

“A incidência vem aumentando em 2018”, disse a mastologista, mostrando que segundo o Ministério da Saúde a estimativa é que encerre o ano com 59.700 casos novos. Segundo ela, o principal exame é a mamografia, que deve ser feito uma vez ao ano.

O evento foi encerrado pelo diretor geral do TRT13, Paulo Lindenberg Castor de Lima, agradecendo a presença dos servidores que prestigiaram a palestra da mastologista. A ela, foi entregue um cerificado de participação, acompanhado de um coffee break oferecido pela Sicred a todos os participantes.

Iluminação

A fachada do prédio-sede do Tribunal estará iluminada na cor rosa. Nos primeiros 15 dias do próximo mês, a iluminação mudará para a cor azul em alusão à Campanha Novembro Azul, de prevenção do câncer de próstata.