Você está aqui: Página Inicial > Comunicação Social > Notícias > 2018 > outubro > “Justiça em Palco” faz apresentação para crianças da comunidade Timbó
Conteúdo

Notícias

“Justiça em Palco” faz apresentação para crianças da comunidade Timbó

Participação do grupo foi uma solicitação da Comissão dos Direitos da Criança e do Adolescente da OAB-PB
publicado: 22/10/2018 14h17 última modificação: 23/10/2018 09h50

O Grupo de Teatro Justiça em Palco, do Tribunal do Trabalho da Paraíba (13ª Região), fez, na última sexta-feira (19), uma apresentação especial, no Lar da Criança, instituição que atende a crianças da Comunidade do Timbó, no bairro dos Bancários. A participação do grupo foi uma solicitação da Comissão dos Direitos da Criança e do Adolescente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Paraíba, atendida pelo presidente do TRT, desembargador Eduardo Sergio de Almeida.

A apresentação teatral teve como atores os servidores Evanise Jurema, Tânia Magalhães, Kylza Solange Lima e André de Lucena, que também distribuíram material didático que trata do combate a prática do trabalho infantil, doado pelo TRT13.

Parceria

Em setembro, o Tribunal do Trabalho da Paraíba (13ª Região) firmou parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil (Seccional Paraíba) com o intuito de contribuir com o projeto “OAB nas Escolas”. As instituições deram-se as mãos em uma reunião ocorrida no TRT com a presença do diretor geral do Tribunal, Paulo Lindenberg Castor de Lima, da gestora do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e Estímulo à Aprendizagem da Justiça do Trabalho, juíza Lílian Leal de Souza, e da vice-presidente da Comissão dos Direitos da Criança e Adolescente da OAB Paraíba e coordenadora do projeto, Michelli Ferrari, que na ocasião estava acompanhada da advogada Regina Maia, membro da Comissão da Justiça do Trabalho da OAB-PB.

O projeto é desenvolvido nas instituições públicas de ensino e a primeira participação do TRT na campanha foi com a exposição “Um mundo sem trabalho infantil”. Depois, levou o grupo de teatro para apresentação de peças e forneceu material didático referente ao enfrentamento ao trabalho infantil.

Conscientização

A juíza Lília Leal, gestora regional do Projeto de Combate ao Trabalho Infantil na Paraíba. Para ela, o projeto OAB nas Escolas é uma maneira eficiente de apresentar a população um tema de grande relevância e que vai alcançar, sobretudo, as crianças, que, muitas vezes, são retiradas da escola e obrigadas a trabalhar. “Essa conscientização é fundamental que aconteça nas escolas e a parceria com a OAB é muito importante nesse sentido”, ressaltou a magistrada.

Já a coordenadora do Projeto na OAB, Michelli Ferrari, o projeto é uma ação continuada e envolve uma oficina de Direito Permanente nas escolas com tempo integral uma vez por semana. Nas ações serão abordados temas relacionados aos direitos da criança e do adolescente e deveres. Inicialmente será desenvolvido nas escolas municipais e futuramente será implementado nas escolas estaduais do Estado.