Você está aqui: Página Inicial > Comunicação Social > Notícias > 2018 > 05 > 2018 > 05 > 2018 > 05 > TRT promove aula audiência para estudantes de Direito
Conteúdo

Notícias

TRT promove aula audiência para estudantes de Direito

Audiências foram presididas pelo juiz Arnaldo José do Amaral, da 9ª vara de João Pessoa
publicado: 15/05/2018 08h39 última modificação: 18/05/2018 09h06

Uma aula audiência para alunos do sexto período do curso de Direito do Unipê foi realizada, na última quinta-feira (10), no auditório da Escola Judicial (EJud) do Tribunal do Trabalho da Paraíba (13ª Região), e comandada pelo juiz titular da 9ª Vara do Trabalho, Arnaldo José Duarte do Amaral. Na audiência real, os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer como se desenvolvem os pregões que estão na agenda do dia e quais procedimentos são tomados por um magistrado trabalhista na condução dos trabalhos entre as partes.

Segundo o juiz da 9ª VT, a aula audiência serve para capacitar melhor o aluno e a consequência é transformá-lo em um profissional melhor. O objetivo dessas aulas com audiências reais é que eles, enquanto estudantes de Direito, tenham uma vivência prática. Esta também é uma situação nova para o magistrado já que foi a primeira vez que realiza uma audiência para uma sala de alunos. “O convite me foi feito e eu aceitei porque acho importantíssimo essa participação do futuro advogado, juiz ou procurador na parte prática”, ressaltou o juiz acrescentando que “Essa experiência é imprescindível para o aluno”.

Experiência fundamental

Professora da disciplina Processo do Trabalho e responsável pela turma, Daniela Ramalho disse que para os alunos esse momento é fundamental para melhor compreensão daquilo que é ouvido em sala de aula. “A questão processual, o rito das audiências, a forma como as partes se comportam em audiência. Essa dinâmica que se dá, extraclasse, é de suma importância para melhor entendimento dos alunos sobre a natureza do processo do trabalho e de como se desenvolve o processo trabalhista. Realmente abre os horizontes dos alunos no sentido de compreender melhor o que se ministra numa sala de aula”, destacou.

Concordando com a professora, Laércio Cerqueira, aluno 6º período de Direito, disse que a aula audiência “é a materialização do que vemos na sala de aula tanto em Direito do Trabalho quanto na matéria de Direito Processual Civil. Fica ainda obscuro, mesmo se tendo uma teoria e instrução do professor, mas, na prática, conseguimos entender as dificuldades, as limitações seja do juiz seja das partes dos sujeitos do processo. É uma oportunidade maravilhosa”, disse

O estudante, que já participou de outras aulas audiência nas Varas do Trabalho, mas não dessa forma. Laércio frisou que “isso confirma toda minha intenção que tenho de trabalhar na área e é também uma oportunidade que os alunos têm de enxergar que aquela figura sisuda do juiz há uma pessoa simpática tanto com as partes quanto todos que assistem à audiência. Dessa forma, conseguimos ver o Judiciário de forma mais agradável”.

A ideia de realizar essa aula audiência partiu do estudante Ian Dayves Damasceno, que está concluindo o curso no Direito e já estagia com o juiz Arnaldo Duarte, na 9ª Vara do Trabalho. Ele acredita que esta parceira do TRT13 com o Unipê que deve permanecer assim como já existia um convênio entre as instituições para estagiários. “É uma oportunidade de vivenciar essa situação cujos os detalhes, as minúcias e as experiências são aprofundadas no dia a dia jurídico”, observou.