Notícias
TRT promove aula audiência para estudantes de Direito
Uma aula audiência para alunos do sexto período do curso de Direito do Unipê foi realizada, na última quinta-feira (10), no auditório da Escola Judicial (EJud) do Tribunal do Trabalho da Paraíba (13ª Região), e comandada pelo juiz titular da 9ª Vara do Trabalho, Arnaldo José Duarte do Amaral. Na audiência real, os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer como se desenvolvem os pregões que estão na agenda do dia e quais procedimentos são tomados por um magistrado trabalhista na condução dos trabalhos entre as partes.
Segundo o juiz da 9ª VT, a aula audiência serve para capacitar melhor o aluno e a consequência é transformá-lo em um profissional melhor. O objetivo dessas aulas com audiências reais é que eles, enquanto estudantes de Direito, tenham uma vivência prática. Esta também é uma situação nova para o magistrado já que foi a primeira vez que realiza uma audiência para uma sala de alunos. “O convite me foi feito e eu aceitei porque acho importantíssimo essa participação do futuro advogado, juiz ou procurador na parte prática”, ressaltou o juiz acrescentando que “Essa experiência é imprescindível para o aluno”.
Experiência fundamental
Professora da disciplina Processo do Trabalho e responsável pela turma, Daniela Ramalho disse que para os alunos esse momento é fundamental para melhor compreensão daquilo que é ouvido em sala de aula. “A questão processual, o rito das audiências, a forma como as partes se comportam em audiência. Essa dinâmica que se dá, extraclasse, é de suma importância para melhor entendimento dos alunos sobre a natureza do processo do trabalho e de como se desenvolve o processo trabalhista. Realmente abre os horizontes dos alunos no sentido de compreender melhor o que se ministra numa sala de aula”, destacou.
Concordando com a professora, Laércio Cerqueira, aluno 6º período de Direito, disse que a aula audiência “é a materialização do que vemos na sala de aula tanto em Direito do Trabalho quanto na matéria de Direito Processual Civil. Fica ainda obscuro, mesmo se tendo uma teoria e instrução do professor, mas, na prática, conseguimos entender as dificuldades, as limitações seja do juiz seja das partes dos sujeitos do processo. É uma oportunidade maravilhosa”, disse
O estudante, que já participou de outras aulas audiência nas Varas do Trabalho, mas não dessa forma. Laércio frisou que “isso confirma toda minha intenção que tenho de trabalhar na área e é também uma oportunidade que os alunos têm de enxergar que aquela figura sisuda do juiz há uma pessoa simpática tanto com as partes quanto todos que assistem à audiência. Dessa forma, conseguimos ver o Judiciário de forma mais agradável”.
A ideia de realizar essa aula audiência partiu do estudante Ian Dayves Damasceno, que está concluindo o curso no Direito e já estagia com o juiz Arnaldo Duarte, na 9ª Vara do Trabalho. Ele acredita que esta parceira do TRT13 com o Unipê que deve permanecer assim como já existia um convênio entre as instituições para estagiários. “É uma oportunidade de vivenciar essa situação cujos os detalhes, as minúcias e as experiências são aprofundadas no dia a dia jurídico”, observou.