Você está aqui: Página Inicial > Comunicação Social > Notícias > 2017 > 11 > Lançado livro de juíza do trabalho que aborda Conciliação Humanista

Notícias

Lançado livro de juíza do trabalho que aborda Conciliação Humanista

Solenidade aconteceu em João Pessoa

Ações do documento

Foi lançado nesta segunda-feira (27) o livro “Conciliação Humanista – uma proposta de metodologia de resolução de conflitos”, de autoria da juíza Nayara Queiroz Mota de Sousa, no auditório da Universidade Unifuturo, localizado no Shopping Tambiá. O lançamento aconteceu logo após a abertura oficial da XII Semana Nacional da Conciliação.

Segundo a autora, o livro traz uma metodologia para a conciliação. “Eu costumo dizer que a conciliação nasceu com o novo CPC aqui no Brasil. Antes havia uma confusão entre mediação e conciliação. Nós, que somos magistrados, que praticamos a conciliação, sabemos que ela tem uma característica própria, é bem particular e peculiar, diferente da mediação. Este livro vem trazer alguns olhares; claro que é o início, a ponta de um grande iceberg e espero que desperte interesse para estudos, pesquisa e aprofundamento do tema. É uma metodologia nova e específica para a conciliação, que habilita o conciliador como o facilitador do diálogo”, disse.

O desembargador Sérgio Torres, do Tribunal do Trabalho de Pernambuco (6ª Região), que escreveu o prefácio do livro, esteve na solenidade de lançamento. “O trabalho é muito bem feito e aborda um tema que eu considero muito importante, envolvendo uma forma alternativa àquela tradicional jurisdição contenciosa de imposição com a decisão ao conflito. Nayara trabalha muito bem as vantagens da conciliação humanista e este trabalho pode enriquecer não apenas a atuação do trabalho profissional dos advogados e ajudar na solução de conflitos no âmbito das relações do trabalho, mas será muito importante para os juízes”, disse.

O juiz André Machado falou em nome da Associação dos Magistrados do Trabalho, destacando a importância do Trabalho. O magistrado falou, também, da importância da Justiça do Trabalho. “Esse é um momento para falarmos da nossa Justiça do Trabalho, de mostrar ao povo brasileiro a importância fundamental da Justiça Trabalhista”, destacou.

Falou na solenidade, ainda, o reitor da Unifuturo, Ricardo Monteiro, enfatizando o contentamento da universidade em sediar o lançamento da obra. No lançamento do livro, a presença de muitos juízes, servidores da Justiça do Trabalho, amigos e familiares de Nayara Sousa. Três ex-presidentes do TRT13, os desembargadores Afranio Melo, Ana Clara de Jesus Maroja Nóbrega e Ana Maria Madruga.