Você está aqui: Página Inicial > Comunicação Social > Notícias > 2016 > 11 > Ação da Justiça do Trabalho movimentou município de Esperança
Conteúdo

Notícias

Ação da Justiça do Trabalho movimentou município de Esperança

Audiências volantes foram realizadas no Fórum da Justiça Comum
publicado: 21/11/2016 11h52 última modificação: 22/11/2016 09h19

O Tribunal do Trabalho da Paraíba (13ª Região) encerrou na manhã da última quinta-feira (17) uma ação educativa sobre Trabalho Seguro, no município de Esperança, brejo paraibano. O evento, que durou dois dias, terminou com a realização de audiências em processos trabalhistas no Fórum da Justiça Comum transferidos do Fórum Trabalhista de Areia, jurisdição a quem Esperança pertence, e conduzidas pelo juiz Juarez Duarte, titular da Vara do Trabalho de Areia.

Também no período da manhã, os alunos da Escola Estadual Irineu Joffily tiveram a oportunidade de assistiram à palestra do juiz André Machado sobre a Justiça do Trabalho e à reapresentação da esquete “Conciliar é tudo de bom”, do grupo teatral Justiça em Palco, do TRT 13, abordando a situação de uma funcionária que é dispensada do serviço sem nenhum direito trabalhista. O propósito da peça foi levar ao conhecimento da comunidade estudantil a eficiente prática da conciliação.

Mensagem pedagógica

Na avaliação do juiz André Machado, a ida da Justiça do Trabalho à Esperança foi fundamental para que a população tomasse conhecimento da existência da própria Justiça do Trabalho. Ele se surpreendeu e demonstrou preocupação com o completo desconhecimento das pessoas, especificamente, dos estudantes da escola pública que foi visitada.

A mensagem pedagógica passada aos estudantes pelo magistrado foi a de que a Justiça do Trabalho não é apenas dos trabalhadores mas de todos aqueles que tem direitos e deveres numa relação de trabalho. Doutor André Machado destacou que "realizar esta ação educativa nas escolas públicas foi uma estratégia do Tribunal já que nelas estão futuros trabalhadores que precisam ter conhecimentos dos seus direitos, ainda que mais básicos, porque cidadania somente se exerce quando se tem consciência dos próprios direitos e deveres”, observou.

Aproximando a JT à sociedade

O juiz Juarez Duarte, titular da Vara do Trabalho de Areia, considerou muito importante o TRT13 levar trazer toda estrutura da Justiça do Trabalho com o propósito de se aproximar mais da sociedade e demonstrar maior transparência do bom trabalho. “Como magistrado estou, sem sombra de dúvida, bastante satisfeito com esta ação do Tribunal porque ela faz com que a Justiça do Trabalho se aproxime mais do cidadão”, elogiou.

Para o advogado Marcel Nunes de Miranda, esta aproximação da Justiça do Trabalho nas cidades onde ela não se faz presente é de extrema importância porque trata de direitos sociais e a população realmente precisa saber que existem tais direitos e que são apreciados pela Justiça. “Foi uma experiência bastante proveitosa e espero que o Tribunal faça mais vezes comparecendo às cidades que não são sede”, sugeriu.