Você está aqui: Página Inicial > Comunicação Social > Notícias > 2016 > 03 > TRT apresenta ações do “Programa Trabalho Seguro” para 2016
Conteúdo

TRT apresenta ações do “Programa Trabalho Seguro” para 2016

Apresentação foi feita no auditório do Pleno para desembargadores e gestores
publicado: 17/03/2016 13h10 última modificação: 30/09/2016 11h20

O Tribunal do Trabalho da Paraíba (13ª Região) apresentou as ações que serão desenvolvidas na Paraíba pelo Programa Trabalho Seguro neste ano de 2016. A exposição aconteceu no auditório do Tribunal Pleno para desembargadores e gestores.

O presidente do TRT, desembargador Ubiratan Delgado fez a abertura do evento lembrando que 2016 é um ano atípico e de dificuldades orçamentárias, mas que programas de interesse da coletividade, como é o caso do Trabalho Seguro, não podem sofrer interrupção.

O juiz André Machado fez a apresentação das atividades que envolverão a campanha do “Programa Trabalho Seguro” para este ano, destacando ações em sindicatos, empresas, seminários e a palestra abordando o tema "Saúde mental no ambiente de trabalho". Foram confeccionados brindes como camisetas e bonés, que serão distribuídos em ações voltadas aos trabalhadores.

 

Trabalho Seguro na mídia

Duas campanhas de publicidade foram desenvolvidas e destinadas a meios de comunicação. A primeira, em emissoras de rádio da Paraíba e a segunda, a busca de parceria com emissoras de TV, para exibição de vídeos.

A Assessoria de Comunicação Social do TRT produziu quatro vídeos focando a saúde do trabalhador, com dicas de direitos e deveres do trabalhador e do empregador para garantir o trabalho seguro. Dois vídeos enfocam a necessidade e o uso correto dos equipamentos de proteção individual. Outro vídeo informa que o acidente na rua, quando o funcionário está de serviço, é acidente de trabalho e o último vídeo enfoca que a doença em razão do serviço também é acidente de trabalho.

O trabalho aproveita o forte traço popular dos mamulengos, com o talento do artista popular Edivaldo Nascimento, conhecido como Vavau. No ano passado, o teatro de bonecos do nordeste foi declarado Patrimônio Cultural do Brasil pelo Instituto Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Os recursos para a confecção do material e produção das campanhas são do orçamento 2015 e o juiz André Machado, que também é titular da Vara do Trabalho de Catolé do Rocha, lembrou que o orçamento do Programa foi reduzido praticamente a zero, mas que foi usada a criatividade para criar uma campanha que impactasse junto à população. “Na Paraíba as campanhas que vêm sendo realizadas, tem alcançado resultados bastante satisfatórios” disse o magistrado.

Os juízes André Machado e George Falcão são gestores do Programa Trabalho Seguro na Paraíba e integram o Getrin 13, que reúne representantes de várias entidades ligadas a saúde no trabalho. O programa Trabalho Seguro é um projeto estratégico do TRT e está alinhado ao Objetivo estratégico nº 1, que é “Aprimorar o acesso à Justiça”.