Você está aqui: Página Inicial > Comunicação Social > Notícias > 2015 > 12 > Tribunal tem rede de internet gratuita
Conteúdo

Tribunal tem rede de internet gratuita

Benefício resulta de Termo de Cooperação Técnica do TRT com a Anid
publicado: 04/12/2015 16h55 última modificação: 30/09/2016 10h47

A partir desta segunda-feira (7), advogados, partes nos processos, visitantes e servidores da Justiça do Trabalho poderão acessar a internet sem fio, gratuitamente, nas dependências do prédio-sede do Tribunal do Trabalho da Paraíba (13ª Região), em João Pessoa. O benefício é resultado de um Termo de Cooperação Técnica firmado entre o TRT e a Associação Nacional de Inclusão Digital (Anid), na sexta-feira (4).

Os usuários terão à disposição o sistema Junts, uma iniciativa da Anid, que é uma experiência de Internet Livre em construção. O convênio foi assinado pelo presidente do TRT, desembargador Ubiratan Delgado, e pelo presidente da Anid, Percival Henriques.

O sistema Junts possibilita o acesso gratuito à Internet em pontos coletivos, como praças, escolas, instituições e estabelecimentos comerciais. Segundo Percival Henriques, o Junts não é concorrente de provedores de acesso, mas uma forma de democratizar a informação.

Para navegar é necessário fazer um cadastro, que é gratuito, no endereço http://junts.com.br/cadastro.html. O cadastro em um ponto do Junts garante acesso em todos os outros. Em João Pessoa, já tem internet livre no Tribunal de Justiça e Fóruns, parte do conjunto Valentina Figueiredo, colégio Liceu paraibano e, em breve, no Espaço Cultural José Lins do Rego.

Expansão

O juiz Antônio Eudes, que conduziu a solenidade de apresentação do sistema Junts, destacou o benefício da instalação da internet livre principalmente para os advogados que vêm ao TRT para a defesa e acompanhamento do julgamento das ações trabalhistas pelos desembargadores. Anunciou que, em breve, o Junts estará instalado nos Fóruns de João Pessoa, Campina Grande e Santa Rita.

O presidente da Anid, Percival Henriques, falou da satisfação de estar no TRT, “uma instituição reconhecidamente eficiente e pioneira na área de tecnologia da informação”.

O servidor Ronaldo Farias, diretor da Secretaria de Tecnologia da Informação do TRT (Setic), destacou o trabalho da equipe do Regional na implantação do projeto, com a colaboração direta e eficiente da Anid.