Você está aqui: Página Inicial > Comunicação Social > Notícias > 2015 > 12 > Seminário vai tratar da saúde e bem-estar do trabalhador
Conteúdo

Seminário vai tratar da saúde e bem-estar do trabalhador

Evento ocorre desta quarta até sexta-feira
publicado: 07/12/2015 17h01 última modificação: 30/09/2016 11h07

O Tribunal do Trabalho da Paraíba (13ª Região) realizará, desta quarta a sexta-feira (9 a 11) a I Semana de Prevenção e Saúde Ocupacional do TRT-13, evento que será coordenado pelos gestores do Programa Trabalho Seguro, os juízes André Machado Cavalcante e George Falcão Coelho Paiva. A organização é da Secretaria de Gestão de Pessoas (Segepe), que tem como uma de suas principais metas a manutenção do bem-estar e da qualidade de vida dos servidores e juízes do Regional.

A I Semana de Prevenção e Saúde Ocupacional do TRT-13 tem como objetivo estimular reflexões acerca dos riscos laborais que podem prejudicar a saúde dos trabalhadores, com ênfase nas formas de prevenção.

O seminário ocorrerá no Fórum Maximiano Figueiredo nos dias 9 e 10 deste mês e, no dia 11, no auditório do Tribunal Pleno. O público-alvo inclui juízes e procuradores do Trabalho, servidores e usuários da Justiça do Trabalho, além de advogados e estudantes universitários. A realização do evento visa ao cumprimento da meta nº 6 do Programa Trabalho Seguro, instituído pela Resolução CSJT nº 96/2012, que determina a instituição, no âmbito dos Regionais, da “Semana de promoção de saúde no trabalho e prevenção de acidentes no TRT, voltada a magistrados, servidores e terceirizados”.

A carga horária total do curso é de 8h/aula. As inscrições podem ser realizadas online, através do portal da Segepe. Os participantes que cumprirem com 75% das atividades terão direito a um certificado.

 

Confira abaixo a programação completa:

 

Quarta-feira (09/12)

9h00 – Credenciamento dos participantes

9h30 – Abertura

10h00 às 12h00 – Mesa Redonda: Segurança no Trânsito e Primeiros Socorros

Mediador: Coronel Jefferson Pereira da Costa e Silva

Palestrantes:

Edmilson Castro de Lima – Bacharel em Segurança Pública pela Polícia Militar da Paraíba; Capitão PM do Quadro de Oficiais Combatentes; Comandante da 1ª Companhia de Polícia Rodoviária Estadual sediada em João Pessoa-PB; Especialista em Segurança Pública pela Polícia Militar da Paraíba.

Uirapuru da Silva Florêncio – Instrutor Credenciado para os cursos “Resgate em Ambiente Industrial, Segurança para Trabalhos em Altura e E Alpinismo Industrial (ARAA) Espaços Confinados (NR33)”.

Thiago Antônio Araújo Vaz da Costa – Graduação em Segurança Pública pela Universidade Estadual da Paraíba (2010). Atualmente é professor das disciplinas de salvamento da Academia de Bombeiro Militar Cel. Aristaco Pessoa. Tem experiência na área de Defesa, com ênfase em Salvamento/Resgate.

 

9h00 às 12h00 – Atividades Práticas em Saúde do Trabalhador:

• Aferição de sinais vitais (Glicemia, Pressão Arterial, Tipagem Sanguínea);

• Avaliação Física;

• Avaliação Nutricional;

• Práticas preventivas em Saúde Bucal;

• Demonstração de materiais de Engenharia de Segurança;

• Limpeza de pele;

• Ginástica Laboral e dinâmicas

 

14h00 às 16h00 – Mesa Redonda: Doenças Osteomusculares Relacionadas ao Trabalho – DORT

Mediadora: Manuela Teixeira – Fisioterapeuta TRT 13ª

Palestrantes:

Karina Pereira Diniz – Fisioterapeuta, especialista em correção da postura e tratamento da dor; Treinamento e aperfeiçoamento pela Rede Sarah de Hospitais do Aparelho Locomotor; Professora da Faculdade ASPER na disciplina Fisioterapia Aplicada a Ortopedia, Traumatologia e Reumatologia.

Karla Valéria Miranda Campos – residência em clínica médica, especialização em reumatologia; médica reumatologista do Hospital Universitário – HU.

Valker Lacerda – médico, com especialidade em ginecologia e obstetrícia, medicina do trabalho e medicina legal e perícia médica; membro da Associação Paraibana de Medicina do Trabalho (APAMTPB).

João Mariano de Souza Neto – Fisioterapeuta, especialista em Fisioterapia Traumato-Ortopédica e Desportiva; Formação em Perícia Judicial e Assistência Técnica para Fisioterapeutas; Sócio proprietário da empresa “Lavore Saúde do Trabalhador”.

 

 

Quinta-feira (10/12)

10h00 às 12h00 – Mesa Redonda: Transtornos Mentais Relacionados ao Trabalho

Mediadora: Tereza Lobo – Psicóloga TRT 13ª

Palestrantes:

Maria Elizabeth Antunes Lima – Doutora em Sociologia do Trabalho - Université de Paris IX (Paris-Dauphine) (1992) e pós-doutora em Clínica da Atividade – Conservatoire National des Arts et Métiers – CNAM (Paris-França). Professora Titular na Universidade Federal de

Minas Gerais. Tem experiência na área de Psicologia do Trabalho, com ênfase em Saúde Mental no Trabalho, pesquisando, principalmente, os seguintes temas: ergoterapia, psicopatologia do trabalho e segurança no trabalho.

José Brasileiro Dourado Júnior – Residência médica em psiquiatria pela UFPB; residência médica em psiquiatria forense pela Universidade Federal em Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA)/Instituto Psiquiátrico Forense Dr Maurício Cardoso; perito forense da penitenciária de psiquiatria forense da Paraíba; médico psiquiatra assistente do Hospital das Clínicas da UFPE; médico responsável pelo ambulatório de transtorno de personalidade da UFPE.

9h00 às 12h00 – Atividades Práticas em Saúde do Trabalhador:

• Aferição de sinais vitais (Glicemia, Pressão Arterial, Tipagem Sanguínea);

• Avaliação Física;

• Avaliação Nutricional;

• Práticas preventivas em Saúde Bucal;

• Demonstração de materiais de Engenharia de Segurança;

• Limpeza de pele;

• Ginástica Laboral e dinâmicas.

 

 

Sexta-feira (11/12)

08h00 às 09h30 – Mesa Redonda: Estresse, Doenças Coronarianas e Vasculares Cerebrais

Mediadora: Rosane Melo – Psicóloga TRT 13ª

Palestrantes:

Cláudio Genaro – Médico do Tribunal Regional do Trabalho da 13ª; Residência Médica em Clínica Médica, Especialista em Cardiologia pela SBC; médico do trabalho; médico da Polícia militar da Paraíba.

Degmar dos Anjos – Doutor em Psicologia pela UFPB –desenvolve estudos e pesquisas em construcionismo social, qualidade de vida. HIV/AIDS, cuidados a pessoas idosas, juventude, vulnerabilidades, preconceitos, identidades e sexualidades.

Natália Herculano Pereira – Fisioterapeuta; Especialista em Terapia Intensiva; Professora da Faculdade Maurício de Nassau, na Disciplina de Fisioterapia aplicada a cardiorrespiratória; Fisioterapeuta do Arlinda Marques e Monte Sinai.

 

8h00 às 9h30 – Atividades Práticas em Saúde do Trabalhador:

• Aferição de sinais vitais (Glicemia, Pressão Arterial, Tipagem Sanguínea);

• Avaliação Física;

• Avaliação Nutricional;

• Práticas preventivas em Saúde Bucal;

• Demonstração de materiais de Engenharia de Segurança;

• Limpeza de pele;

• Ginástica Laboral e dinâmicas.