Crianças recebem nova sede da Creche Amiguinhos
Com capacidade para atender 100 crianças, a Creche Amiguinhos inaugurou sua nova sede nesta segunda-feira, 20. Instalado no Varadouro, no centro de João Pessoa, o novo prédio, construído com o auxílio de colaboradores e dos associados do Solidariedade Clube da Paraíba, tem salas de aula e recreação, cozinha, banheiros, parque e área de convivência. O solidariedade Clube da Paraíba é formado por servidores do Tribunal do Trabalho da Paraíba.
O coral infantil, formado pelas crianças da creche, regido pelo maestro Carlinhos Telles, com acompanhamento de Karla Leitão, marcou o início das atividades da solenidade de inauguração. Em seguida, o presidente do Solidariedade Clube da Paraíba, Clóvis Borba foi homenageado pelo seu neto, Rodrigo Borba Paulino, com uma mensagem.
Em seu pronunciamento, Clóvis Borba, que é servidor aposentado do TRT (13ª Região) lembrou que o trabalho iniciado há 12 anos, estava concluído. “A crehe começou atendendo 30 crianças, depois passou para 50 e, agora, passará a atender 100, sendo a única na região com berçário”, disse. O padre Francisco de Assis, pároco da Igreja de São Frei Pedro Gonçalves, da comunidade do Varadouro, destacou que se trata de uma obra concluída com a solidariedade dos servidores do TRT.
A faixa inaugural foi cortada pela procuradora do trabalho (MPT), Myllena Alencar e por dona Lucilene, mãe de um dos alunos da creche. A placa inaugural foi descerrada pelo presidente do Tribunal do Trabalho da Paraíba, desembargador Ubiratan Delgado e pelo ex-presidente do TRT e presidente de honra do Solidariedade Clube, Afrânio Melo.
Parceria
O Tribunal do Trabalho da Paraíba é parceiro na construção e manutenção da Creche Amiguinhos e o presidente, desembargador Ubiratan Delgado, é um dos entusiastas da parceria. “É importante quando a Justiça se insere no contexto da sociedade com uma iniciativa como essa. Vemos aqui o que chamamos de cimento da humanidade, porque a humanidade não se poria de pé se não fosse o cimento do amor. E quando há amor, podemos muito”, disse, destacando a união, estimulada por Afrânio Melo e capitaneada por Clóvis Borba.
O presidente do TRT falou ainda que o resultado do trabalho não é apenas uma casa que se entrega, mas as pessoas que serão acolhidas e que representam o futuro. “Mostramos que, quando queremos, podemos ir longe e fazer muito com poucos recursos”.
O desembargador Afrânio Melo lembrou que o projeto de construção da creche começou na sua gestão como presidente do TRT. “Quando decidimos construir uma nova creche, fundamos o clube Solidariedade para ajudar as crianças da comunidade. Hoje vejo o resultado desta grande realização. É muito gratificantes presenciar um momento como este”, disse.
Homenagens
A bênção às instações foi dada pelo arcebispo da Paraíba, Dom Aldo Pagotto. “Estamos, com esta obra, plantando a semente da cidadania”, afirmou.
O presidente do Solidariedade Clube da Paraíba, Clóvis Borba homenageou com a entrega de uma placa comemorativa, todas os parceiros que contribuíram com a realização do projeto Creche Amiguinhos. Borba fez questão de citar os colaboradores da obra: Governo do Estado da Paraíba; Prefeitura Municipal de João Pessoa; Tribunal Regional do Trabalho 13ª Região; Procuradoria Regional do Trabalho 13ª Região; Padaria El Shadai; Cerâmica Elizabeth; Parafiat Distribuidora de Peças; Arquitetos: Bivar Olinto, Daniela Góes e Doralice Camboim; Engenheiro Francisco Feitosa e Contador Ricardo Brito.