Você está aqui: Página Inicial > Comunicação Social > Notícias > 2015 > 05 > Sistema desenvolvido na Paraíba pode ser adotado em toda a Justiça do Trabalho
Conteúdo

Sistema desenvolvido na Paraíba pode ser adotado em toda a Justiça do Trabalho

Equipe do CSJT visitou a Paraíba
publicado: 04/05/2015 16h20 última modificação: 30/09/2016 11h09

A coordenadora nacional do sistema PJe-JT, desembargadora Ana Paula Lockmann, atualmente convocada pela Presidência do Tribunal Superior do Trabalho (TST), esteve em João Pessoa nesta segunda-feira, acompanhada pela juíza auxiliar da Presidência do TST, Gisela Avila Lutz, também da coordenadoria Nacional do PJe-JT e pelo coordenador técnico do sistema, Herbert Parente.

A comitiva participou de reuniões com o presidente do Tribunal do Trabalho da Paraíba (13ª Região), desembargador Ubiratan Delgado, com o coordenador do Comitê Gestor Regional do Sistema PJe-JT na Paraíba, desembargador Leonardo Trajano, com os juízes Antônio Eudes Vieira Júnior (auxiliar da Presidência) e Lindinaldo Marinho e com diretores e técnicos do TRT.

Segundo a desembargadora, todos os Tribunais do Trabalho em segunda instância e 75% das Varas do Trabalho de todo o Brasil já estão trabalhando com o processo nacional. “Até o final deste ano queremos que praticamente todas as Varas estejam no Pje e estamos trabalhando para que isso aconteça”, disse.

PJe Gerencial

Pela manhã a desembargadora conheceu o PJe Gerencial, sistema desenvolvido na Paraíba e que pode ser adotado nacionalmente a partir do segundo semestre. O PJe Gerencial objetiva oferecer relatórios gerenciais com subsídios extraídos diretamente da base de dados do Processo Judicial Eletrônico da Justiça do Trabalho (PJe-JT). Funciona como uma ferramenta capaz de indicar problemas específicos de cada Vara, a exemplo de inconsistências estatísticas. Para os diretores de unidades, a ferramenta auxilia na distribuição do trabalho entre os servidores e na identificação de possíveis gargalos.

Já para os juízes e servidores, a ferramenta proporciona visões diferenciadas dos processos que estão pendentes, fazendo com que alguns não fiquem parados por mais tempo do que deveriam. A ferramenta foi desenvolvida pelos servidores Rodrigo Cartaxo, Andrei Sá, Ronaldo Farias e Agenor Costa.