Você está aqui: Página Inicial > Comunicação Social > Notícias > 2014 > 08 > TRT é representado em Encontro Nacional dos Servidores do Poder Judiciário
Conteúdo

TRT é representado em Encontro Nacional dos Servidores do Poder Judiciário

Evento foi realizado em Brasília no período de 13 a 15 deste mês
publicado: 18/08/2014 14h35 última modificação: 30/09/2016 11h13

 

Discutir as diretrizes definidas pela Resolução 192/2014, editada em maio deste ano e que entra em vigor neste mês de agosto foi o objetivo principal do II Encontro Nacional de Formação e Aperfeiçoamento dos Servidores do Poder Judiciário, que aconteceu no auditório do Conselho da Justiça Federal – CJF, no período de 13 a 15 deste mês de agosto, em Brasília/DF. O Tribunal do Trabalho da Paraíba esteve representado pelos servidores Samuel Norat, diretor de Gestão de Pessoas e Olavo Nóbrega Júnior, da Escola Judicial (EJud).

A resolução trata da política de formação e aperfeiçoamento para os servidores do Poder Judiciário, onde estão incluídas ações de incentivo ao ensino à distância - EAD, bem como a valorização da instrutora interna e a estruturação de banco de cursos. Além disso, busca dar maior atenção e apoio às áreas de gestão de pessoas, por meio de estruturação física e tecnológica às ações de capacitação e formação inicial e continuada de servidores, como também por meio da garantia de recursos orçamentários necessários a uma melhor capacitação dos servidores (presencial e à distância).

Samuel Norat foi escolhido como Relator das propostas formuladas pela Justiça do Trabalho e, na qualidade de representante dos TRTs, apresentou ao plenário o trabalho que foi elaborado. Na ocasião estiveram presentes representantes dos 91 tribunais brasileiros (Justiças do Trabalho, Federal, Estadual e Eleitoral). O Encontro foi promovido pelo CNJ em parceria com o Conselho da Justiça Federal.

No mesmo período e local também foi realizado o 6º Fórum de Educação a Distância – EAD. As propostas formuladas pela Justiça do Trabalho, Justiça Estadual, Justiça Federal e Justiça Eleitoral serão compiladas pelo CEAJud e submetidas aos Conselheiros da Comissão de Eficiência e Gestão de Pessoas do CNJ, que definirão o Mapa Estratégico Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Servidores.

Além de representantes dos 91 Tribunais, também estiveram presentes os conselheiros do CNJ que integram a Comissão de Eficiência e Gestão de Pessoas, conselheiros Rubens Curado, Flávio Portinho Sirangelo e Guilherme Calmon e Saulo Bahia. Todos os tribunais também deverão elaborar seus próprios Mapas estratégicos de Formação e Aperfeiçoamento, seguindo orientação do Mapa Nacional, até o ano de 2015.

Tecnologia

Seguindo as orientações do Plano Estratégico Nacional, o CNJ lançou o CEAJud App, um aplicativo que permitirá aos servidores do Poder Judiciário fazer cursos à distância por meio de seus smartphones e tablets.

Ainda em desenvolvimento, o aplicativo funciona atualmente para prestar informações sobre cursos e eventos do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Servidores do Poder Judiciário (CEAJud). A ideia, no entanto, é que no futuro os usuários possam utilizar o app para fazer inscrições e, ainda, os próprios cursos por meio dos seus dispositivos móveis.

O CEAJUD App está disponível, inicialmente, apenas para os aparelhos que utilizam o sistema operacional Android (Google). Para utilizar a ferramenta, basta fazer o download do aplicativo a partir do Google Play.