Você está aqui: Página Inicial > Comunicação Social > Notícias > 2014 > 06 > Projeto do Núcleo de Conciliação do TRT é selecionado para o Prêmio Innovare
Conteúdo

Projeto do Núcleo de Conciliação do TRT é selecionado para o Prêmio Innovare

Setor vai aguardar a visita dos consultores especializados
publicado: 20/06/2014 12h52 última modificação: 30/09/2016 11h12

O Núcleo Permanente de Métodos Consensuais e Solução de Conflitos (Nucon) do Tribunal do Trabalho da Paraíba, fundamentado na "Abordagem Centrada na Pessoa", do psicólogo e pesquisador Carl Rogers, foi um dos selecionados para a segunda etapa do Prêmio Innovare, um dos mais conceituados da Justiça brasileira.

O Prêmio Innovare tem como objetivo principal incentivar e reconhecer boas iniciativas de magistrados, advogados, defensores públicos e membros do Ministério Público. Com relevância conquistada ao longo dos anos, algumas práticas do Innovare também foram adotadas e recomendadas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) tornando-se políticas públicas e servindo de inspiração para outras comarcas.

“Estar entre os selecionados para a segunda etapa do Prêmio, é motivo de orgulho para o TRT da Paraíba. O próximo passo será a visitação dos consultores especializados ao Nucon. Estaremos aguardando”, disse Anna Waléria Maux, chefe do Nucon, acrescentando que as práticas e monografias serão julgadas por personalidades do mundo jurídico e acadêmico nacional que integram a Comissão Julgadora.

O Nucon, coordenado pela juíza Nayara Queiroz, utiliza diversas técnicas que visam incentivar a conciliação como uma vontade legítima das partes, entre as quais: um espaço físico humanizado, especialmente ambientado para atender aos jurisdicionados de forma acolhedora, e servidores previamente capacitados sobre a conciliação humanista.

Segundo a juíza, a prática tem trazido resultados positivos para a proposta conciliatória e ampliado o acesso à Justiça, na medida em que favorece o diálogo, o bem-estar das partes e advogados e aproxima o Poder Judiciário da sociedade. O que o Nucon busca é a preparação psicológica para que a conciliação aconteça.

A escolha dos vencedores valorizará práticas que se revertem em benefício direto à população. E o resultado final deverá ser divulgado no dia da cerimônia de premiação, em dezembro.

Prêmio Innovare

O Prêmio Innovare é uma realização do Instituto Innovare, da Secretaria de Reforma do Judiciário do Ministério da Justiça, da Associação de Magistrados Brasileiros, da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp), da Associação Nacional dos Defensores Públicos (Anadep), da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe), do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), da Associação Nacional dos Procuradores da República e da Associação Nacional dos magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), com o apoio das Organizações Globo.

Acompanhe o Prêmio Innovare no Facebook: www.facebook.com.br/institutoinnovare