Você está aqui: Página Inicial > Comunicação Social > Notícias > 2014 > 05 > TRT realiza nesta segunda (26) a terceira audiência de conciliação com a Caixa Econômica
Conteúdo

TRT realiza nesta segunda (26) a terceira audiência de conciliação com a Caixa Econômica

Ciclo de acordos envolve uma pauta com 248 processos
publicado: 26/05/2014 09h35 última modificação: 30/09/2016 11h12

O Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Resolução de Conflitos do Tribunal do Trabalho da Paraíba (Nucon) e a Caixa Econômica Federal da Paraíba fecham, nesta segunda-feira (26), o terceiro ciclo de audiência para realização de acordos com a Caixa Econômica. A pauta envolve 248 processos e, pela primeira vez, o Núcleo realizou audiências fora das dependências do Fórum Maximiano Figueiredo desde sua criação, em maio de 2012. Os magistrados buscaram a casa do empregador e do trabalhador para a realização das conciliações.

A primeira audiência foi marcada pela presença do presidente do TRT, desembargador Carlos Coelho, que fez questão de fazer a abertura da pauta. O mutirão aconteceu na Superintendência da Caixa, agência que fica na avenida Epitácio Pessoa, resultando em acordos que somaram cerca de R$ 1,8 milhão.

A segunda grande audiência envolveu cerca de cem economiários na sede do Sindicato dos Bancários, na avenida José Américo de Almeida, em João Pessoa. O desembargador Carlos Coelho também fez a abertura da pauta, mediando o primeiro acordo do dia. Duas salas foram reservadas para a realização das audiências, sendo uma presidida pela juíza Nayara Queiroz, coordenadora do Nucon e a outra, presidida pelo juiz auxiliar Carlos Hindemburg de Figueiredo.

Mutirão

O mutirão da conciliação do TRT está envolvendo todos os funcionários do Núcleo. Começou na última segunda-feira, 19 e será concluído logo mais, às 11h, no Fórum da Capital. O desembargador Carlos Coelho disse que, através da liderança dos juízes Nayara Queiroz e Carlos Hindemburg, o perfil do Nucon está mudando. Ao abrir a pauta, o presidente demonstrou seu desejo de que, o maior número de acordos fossem realizados ali. “É um momento histórico para o Tribunal fazer um acordo tão grande com a Caixa. É inusitado”, disse.

A juíza Nayara Queiroz agradeceu o empenho dos advogados da Caixa e dos Bancários e lembrou que, no Nucon, 98% das conciliações são realizadas com sucesso. O presidente do Sindicato dos Bancários Marcus Henriques disse que ali estavam concentrados o esforço da Caixa, do Sindicato da categoria e do TRT. “Espero que todos nós saiam ganhando. Nosso propósito é defender a categoria”.

Estiveram presentes o advogado do Sindicato dos Bancários, Marcelo dias Assunção, o presidente do Sindicado dos Bancários, Marcus Henriques e a advogada da Caixa, Thereza Shimena Santos Torres.

Os processos na pauta de conciliação tem reflexos no pagamento de auxílio alimentação como verba salarial. Para viabilizar e agilizar as conciliações, os processos foram deslocados para o Nucon. Nesta fase, chamada de execução, as ações foram finalizadas em menos de quatro meses.