Você está aqui: Página Inicial > Comunicação Social > Notícias > 2013 > 10 > TRT abraça a campanha nacional “Outubro Rosa” contra o câncer de mama
Conteúdo

TRT abraça a campanha nacional “Outubro Rosa” contra o câncer de mama

Objetivo é dar continuidade a campanha preventiva nos demais meses do ano
publicado: 29/10/2013 14h00 última modificação: 30/09/2016 10h11

O câncer de mama é o que mais mata em todo o Brasil. Só com o disgnóstico precoce, o auto exame e a mamografia se consegue diagnosticar a doença obtendo-se uma sobrevida de 95%. A partir dessas estatísticas o Tribunal do Trabalho da Paraíba, por meio da Seção de Qualidade de Vida da Secretaria de Gestão de Pessoas (Segepe), escolheu os últimos dias do mês para abraçar a campanha “Outubro Rosa”. O objetivo é dar continuidade a campanha preventiva nos demais meses do ano.

Simbolizando a campanha, as servidoras Germana Lucena, chefe da Seção de Qualidade de Vida da Segepe e Suy-May Mendonça montaram um estande no hall de entrada da sede do TRT para distribuição do laço rosa e material educativo que traz informações importantes a cerca da doença, como dados estatísticos, leis e até um poema de Rosa Aires Porpino. O material denominado “O Cuidado Cura” é da ONG Amigos do Peito.

De acordo com Suy-May Mendonça, os estudos mostram que cada vez mais mulheres jovens estão sendo vítimas do câncer de mama. “O sedentarismo, o estresse e a falta de cuidados são fatores que contribuem para o aumento dos casos. Só existe uma arma contra a doença: a prevenção através do disgnóstico”, disse. Ela destacou que, ao abraçar a campanha, o Tribunal busca sensibilizar, principalmente as mulheres a partir dos 40 anos, a fazer o auto exame e a mamografia, essenciais para um disgnóstico precoce.

“A partir do momento em que a adolescente menstrua, já deve fazer ao auto exame, bem como os homens, que apesar da baixa incidência, já aparecem nas estatísticas”, finalizou Suy-May, aproveitando para fazer um convite aos magistrados e servidores para abraçar a campanha junto com o TRT.