Você está aqui: Página Inicial > Comunicação Social > Notícias > 2012 > 09 > Servidor está se especializando em Libras para acompanhar audiências
Conteúdo

Servidor está se especializando em Libras para acompanhar audiências

Curso profissional só será concluído em agosto de 2013
publicado: 11/09/2012 15h45 última modificação: 30/09/2016 10h12

Diploma e certificados de realização de cursos básicos da Língua Brasileira de Sinais são as principais exigências do Centro de Capacitação de Profissionais da Educação as Pessoas com Surdez – CAS, para a qualificação da iniciação do curso de Intérprete Profissional. Com o propósito de participar das audiências como intérprete de deficientes auditivos no Tribunal do Trabalho da Paraíba, o servidor João Batista Lima da Silva foi em busca da capacitação exigida.

Lotado no Fórum Maximiano Figueiredo, João Batista concluiu recentemente o curso básico de Língua Brasileira de Sinais, organizado e patrocinado pelo Centro de Capacitação de Profissionais da Educação as Pessoas com Surdez -CAS, órgão ligado a Fundação Centro Integrado de Apoio ao Portador de Deficiência – Funad. Participou também de cursos de Libras oferecidos pelo TRT por meio da Secretaria de Gestão de Pessoas, e também alguns oferecidos pela Justiça Federal.

O curso básico é autorizado pelo Ministério da Educação – MEC, teve a duração de três anos, contendo seis módulos, com um total de 240 horas aula, sendo iniciado em 2009 e concluído no dia 11 de agosto de 2012.

Agora, com o diploma e certificado do curso, condição exigida pelo Centro de Capacitação de Profissionais da Educação as Pessoas com Surdez – CAS, para se profissionalizar como interprete, João Batista, foi qualificado e já iniciou o curso de Interprete Profissional, que começou em agosto e vai até agosto de 2013.

“Estou muito feliz com esse curso de libras e ao concluir o próximo curso de interprete, espero ser útil ao TRT nas audiências com deficientes auditivos. Com esse novo curso, estou capacitado, inclusive, para proferir palestras e dar aulas de interprete de Libras”, disse João Batista. Segundo o servidor, o apoio recebido pela juíza do Trabalho Rita Rolim, pelos servidores Abílio Sá Neto e Maria Anita, foi fundamental para a participação em todos os cursos promovidos pelo Tribunal do Trabalho, o que o ajudou em muito na sua capacitação. João Batista é funcionário de carreira do TRT desde 1991, aprovado em Concurso Público realizado em 1989 para o cargo de Técnico Judiciário. Antes de se tornar funcionário federal, ele desempenhou outras funções, como apresentador de rádio e narrador esportivo das rádios Rural e Cultura da cidade de Guarabira.