Você está aqui: Página Inicial > Comunicação Social > Notícias > 2012 > 04 > Mais uma turma de estudantes do Liceu conhecem o Tribunal do Trabalho
Conteúdo

Mais uma turma de estudantes do Liceu conhecem o Tribunal do Trabalho

publicado: 17/04/2012 12h30 última modificação: 30/09/2016 10h13

Uma segunda turma de alunos do ensino fundamental do Colégio Liceu Paraibano conheceu a sede do Tribunal do Trabalho da Paraíba. A visita faz parte do programa Trabalho, Justiça e Cidadania, da Associação dos Magistrados da Paraíba - Amatra, em parceria com o TRT, e que vem sendo desenvolvido naquela instituição de ensino.





Os estudantes, acompanhados da orientadora educacional, Alda Soleide de Oliveira, foram recebidos pela Juíza Nayara Queiroz e pelo secretário do Pleno, Wladimir Azevedo.

O grupo de alunos conheceu o papel dos juízes e desembargadores do Trabalho numa explanação feita pela desembargadora Ana Madruga, pela juíza Herminegilda Leite Machado e pelo procurador do Ministério Público do Trabalho, Márcio Evangelista, além do secretário do Pleno, Wladimir Azevedo.

Os anfitriões falaram da importância de conhecer a Casa onde os conflitos são resolvidos. Na sede, os estudantes conheceram, além do Pleno, o setor de cadastramento, onde foram recebidos pela diretora Paula Adriana Teixeira, o gabinete da presidência, mostrado pela chefe de gabinete da Presidência, Gilka Correa, e o gabinete da vice-presidência.

O passo a passo do Poder Judiciário

A desembargadora Ana Madruga mostrou aos estudantes como é feito um julgamento em primeiro e em segundo grau. Disse estar feliz em tê-los no TRT e revelou: “espero que vocês saiam daqui com uma visão melhor de nossa instituição, porque os desembargadores se empenham muito para que os processos caminhem e sejam julgados o mais rápido possível”. O procurador Márcio Evangelista também deu as boas vindas aos estudantes e falou sobre o papel do Ministério Público na Justiça do Trabalho. “Defendemos a ordem jurídica e promovemos os interesses sociais e a tutela dos interesses individuais”, disse.





Já a juíza Herminegilda Machado, que estava substituindo um desembargador no Pleno, falou sobre o papel do magistrado na primeira instância e também na segunda instância. “Na Vara, onde há audiências, nós ouvimos as partes e as testemunhas e depois promulgamos a sentença. Na 2ª instância, os desembargadores reveem a decisão do juiz”, destacou.



Wladimir Azevedo, secretário do Pleno do TRT, teve uma conversa aberta com os estudantes, e citou exemplos domésticos para explicar o que é um processo. “É como uma briga de irmãos dentro de casa. Cada um tem uma opinião e os pais é quem vão julgar e decidir quem tem razão para proferir a sentença”, disse. Os estudantes assistiram a um vídio que mostrou o passo a passo do Poder Judiciário.



Para a orientadora pedagógica do Liceu Paraibano, Alda Soleide de Oliveira, é muito importante a parceria entre a instituição de ensino e a Justiça do Trabalho “Os estudantes estão tendo a oportunidade de receber noções sobre as leis trabalhistas. Muitos vão estar em breve no mercado de trabalho e essa foi a melhor forma deles aprenderem um pouco sobre seus direitos e deveres”, observou, destacando que a turma possui 25 alunos do ensino médio.

Trabalho, Justiça e Cidadania

O programa Trabalho, Justiça e Cidadania tem como objetivo levar à população o conhecimento dos direitos básicos garantidos pela Constituição, bem como promover maior aproximação do Poder Judiciário com a sociedade. Na Paraíba, o programa é coordenado pela juíza Nayara Queiroz.