Você está aqui: Página Inicial > Comunicação Social > Notícias > 2012 > 01 > Projeto voluntário de servidores é destaque em congresso
Conteúdo

Projeto voluntário de servidores é destaque em congresso

publicado: 12/01/2012 07h14 última modificação: 30/09/2016 10h14
 

O Projeto e-Saber, do Tribunal do Trabalho da Paraíba, que é executado voluntariamente por servidores da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação - Setic, foi tema de um trabalho apresentado em um congresso internacional na cidade do Recife/PE. O trabalho da servidora Jandilma Medeiros de Franca Pereira foi apresentado no Centro de Convenções de Pernambuco, e recebeu elogios de diretores de universidades de vários estados do Brasil, e de um ministro da Educação de outro país.

O tema "Educação, tecnologia e responsabilidade social: uma combinação possível", desenvolvido a partir do projeto e-Saber, deixou educadores surpresos com o envolvimento do Tribunal, que é um órgão público, com a educação de adolescentes carentes, bem como o comprometimento dos servidores.

O projeto

O e-Saber tem como principal objetivo introduzir estudantes de escolas públicas no mundo da tecnologia. A sala de treinamento de servidores do Tribunal, totalmente equipada com computadores, é utilizada, pelo menos duas vezes por ano, para a realização de cursos do e-Saber.

Servidores da Setic ministram as aulas, voluntariamente, oferecendo como conteúdo os conhecimentos básicos de informática, internet, windows, planilha eletrônica e editor de textos. Participam das aulas estudantes secundaristas de escolas públicas de João Pessoa, que são indicados pela direção das escolas.

De acordo com a servidora, o que mais chamou a atenção dos educadores que participavam do Congresso, foi a disponibilidade dos servidores em fazer um trabalho voluntário. Outro ponto em destaque no trabalho apresentado, foi a influência positiva no rendimento escolar. "Os diretores das escolas públicas, que tiveram alunos participando do projeto e-Saber, afirmaram que o curso aumenta a autoestima, desperta mais interesse no aprendizado e contribui até para a diminuição da evasão escolar", afirmou Jandilma.

Não existem custos para o Tribunal. Todas as despesas com material didático, fardamento, transportes e lanches para os alunos, são oferecidos pela Associação dos Magistrados do Trabalho - Amatra 13 e pela Cooperativa de Crédito dos Servidores da Justiça - Credjust, parceiras do TRT no projeto.

E-Saber beneficiou 135 alunos de 35 escolas públicas

A Secretaria de Tecnologia do TRT encerrou, em dezembro, a 9º versão do projeto que teve início em 2007. Ao todo, 135 estudantes de 30 escolas das redes municipal estadual de João Pessoa já participaram do curso, sendo 15 por turma. O Projeto e-Saber foi o terceiro colocado no Prêmio Anamatra de Direitos Humanos em 2008, na categoria Justiça Cidadã. A solenidade de entrega do prêmio aconteceu em Brasília.

No encerramento da realização do último curso de 2011, o diretor-geral do TRT, Glauco Campos parabenizou os alunos pelo desempenho e também os servidores da Setic, pelo voluntariado. Já o diretor da Secretaria de Informática, Max Frederico, destacou o esforço dos servidores e agradeceu o apoio da administração do Tribunal e dos parceiros Amatra 13 e Credjust.

O 9º curso de 2011 foi ministrado para alunos da Escola Estadual Mestre Sivuca, de Mangabeira VII. A diretora da escola, Aline Sousa dos Santos agradeceu ao Tribunal pela oportunidade dada aos alunos e revelou que o aprendizado será de grande serventia para o futuro dos estudantes.

Estiveram presentes no encerramento do curso a representante da Amatra 13, Patrícia Berger e os servidores da Setic, Silvio Lucas, Rogério Nunes, Juliana Lyra e Heverton Souza.