Você está aqui: Página Inicial > Comunicação Social > Notícias > 2010 > 10 > TRT instalou, mais duas Varas eletrônicas no estado

TRT instalou, mais duas Varas eletrônicas no estado

Ações do documento

publicado: 04/10/2010 14h32 última modificação: 30/09/2016 10h16


O juiz Lindinaldo Marinho, auxiliar da Presidência do TRT e o diretor da Secretaria de Tecnologia da Informação, Max Frederico, implantaram na manhã desta segunda-feira (4), mais duas Varas Eletrônicas no Estado. As Varas de Itabaiana e Areia já estão trabalhando sem o uso do papel. Os juízes Eduardo Sérgio de Almeida e Juarez Duarte Lima são, respectivamente, os titulares das Varas de Itabaiana e Areia.



Os servidores de todas das duas Varas e os advogados que militam nessas cidades receberam treinamento específico dado pelos instrutores da STI. O diretor da Vara de Itabaiana, Ivo Borges, disse que a expectativa, a partir desta implantação oficial do processo Eletrônico, é uma melhor racionalização dos serviços e celeridade na tramitação dos processos.



“Abolir o uso do papel é agir em favor da natureza”, disse Ivo Borges, destacando que o processo eletrônico vai facilitar a vida dos advogados que atuam na cidade, já que eles não vão mais precisar se deslocar e podem acompanhar todo o trâmite processual pela Internet. A implantação do processo eletrônico em Itabaiana foi facilitada com o trabalho antecipado dos servidores, que digitalizaram todos os processos protocolados em 2010 e pelo cadastramento dos advogados no sistema.





Areia tem 100% de aceitação

A Vara de Areia, que também oficializou a implantação do processo eletrônico na manhã desta segunda-feira, já vinha se preparando para trabalhar sem papel. “Os processos já estão sendo digitalizados”, disse Francisco Antônio Leocádio, diretor da Vara. Segundo ele, é um grande avanço para a cidade e a Vara disponibilizou uma sala especial para os advogados.



O juiz Juarez Duarte, titular da Vara de Areia disse que a aceitação do processo eletrônico é de 100%. “Todos os servidores e advogados que militam na área trabalhista foram treinados e estão preparados para trabalhar sem o uso do papel”, observou, lembrando que desde 2009 a Vara está se preparando digitalizando os documentos. “O coroamento se deu hoje, quando passamos a receber, apenas, processos eletrônicos”.



No dia 13, será a vez da instalação nas Varas de Monteiro e Picuí e no dia 25, em Catolé do Rocha e Itaporanga. No mês de novembro, serão instaladas as Varas Eletrônicas de Sousa e Cajazeiras no dia 16, e Mamanguape no dia 29, encerrando o ciclo de instalações. Para o diretor da STI, Max Frederico, após a instalação das últimas Varas Eletrônicas, haverá uma grande evolução e melhoria no sistema. “Trarão ainda mais benefícios aos jurisdicionados, como por exemplo Notificações inicial e eletrônica”.





Treinamentos

Dentro da programação de instalação do Processo Eletrônico no TRT, os servidores das Varas do Trabalho de Monteiro e Picuí, passarão por treinamento específico no próximo dia 6 de outubro. São os preparativos para instalação do processo eletrônico no próximo dia 13. Nas duas unidades o treinamento também será oferecido aos advogados no dia 8 de outubro. Em Monteiro, o treinamento será ministrado pelos instrutores, Otaviano Alcântara e Rogério Nunes. Já em Itabaiana, o treinamento será ministrado pelos instrutores Agenor da Costa Júnior e Elsie Fátima Gomes, todos da Secretaria de Tecnologia da Informação.