Você está aqui: Página Inicial > Comunicação Social > Notícias > 2010 > 10 > TRT da Paraíba completa 25 anos e comemora a data contando sua história
Conteúdo

TRT da Paraíba completa 25 anos e comemora a data contando sua história

publicado: 18/10/2010 16h43 última modificação: 30/09/2016 10h16

Uma série de atividades marcou os 25 anos de instalação do Tribunal Regional do Trabalho na Paraíba. O ponto alto das comemorações foi na última sexta-feira (15), com a entrega de Comenda da Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho Epitácio Pessoa a 30 personalidades, entre elas juízes, servidores, políticos e empresários que prestaram relevantes serviços ao estado. Entre os homenageados estava o conselheiro do CNJ, Felipe Locke Cavalcanti, agraciado com a Medalha da Ordem no grau Grã-Cruz.

 

A solenidade seguiu com a apresentação de um documentário em vídeo contando toda a história do TRT. O vídeo foi produzido pelo Memorial da Justiça do Trabalho e pela Assessoria de Comunicação e foi exibido em dois telões. A história do Tribunal foi contada por desembargadores, juízes, advogados e servidores do TRT.

Um recital sinfônico foi apresentado pela Banda de Música da Guarnição Federal na Paraíba – 1º Grupamento de Engenharia e Construção, regida pelo maestro tenente Ramos. Teve a participação da cantora soprano Marlene Freire e do Coral 13ª Em Canto, do TRT, regido pelo maestro Carlos Telles, que encerrou a solenidade da tarde.

Na sexta-feira pela manhã aconteceu o hasteamento das bandeiras do Brasil, Paraíba e da Justiça do Trabalho, pelo presidente do TRT, desembargador Edvaldo de Andrade, pelo vice-presidente, desembargador Paulo Maia Filho e pelo diretor do Serviço de Documentação e Arquivo, Walter Azevedo. Também foi celebrada uma Missa em Ação de Graças no Tribunal Pleno e feita a distribuição do livro O Sal da Terra, com poesias dos servidores da Justiça do Trabalho no estado.

Ao iniciar a solenidade à tarde, o desembargador Edvaldo de Andrade fez questão de destacar o compromisso dos magistrados e servidores em procurar atender o jurisdicionado e lembrou, com orgulho, o pioneirismo no país do processo eletrônico.

“O nosso Tribunal foi instalado no dia 11 de outubro de 1985, com a 1ª Junta de Conciliação e Justiça”, disse. O magistrado lembrou que o Tribunal passou por crises que colocaram em risco sua existência, mas surgiram navegantes destemidos e hoje o Tribunal navega em águas tranquilas. “Renasceu como uma instituição harmoniosa que mira o futuro e cada um dos seus gestores tem dado continuidade aos princípios que regem a administração pública. Estamos instalando as últimas Varas eletrônicas e é nesse espírito que comemoramos 25 anos”, destacou.

À noite uma festa dançante foi oferecida aos magistrados e servidores na sede social da Associação dos Servidores da Justiça do Trabalho – Astra 13, com uma homenagem aos servidores que estavam em exercício quando o Regional foi instalado, em 1985, e ainda continuam trabalhando. A juíza Rosivania Gomes, coordenadora do Memorial da Justiça do Trabalho e que propôs a homenagem, destacou a importância daquele momento para a história da Justiça do Trabalho. O médico Josenilton Henriques, servidor desde 1973, falou em nome dos homenageados.

Álbum para a história

O calendário das solenidades só será encerrado no próximo dia 28 com o lançamento do álbum 'Prá Não Esquecer', uma coletânea com fotografias dos servidores que estão no exercício das atividades. O álbum traz três textos que ganharam o concurso promovido pelo Memorial da Justiça do Trabalho. Os vencedores do concurso são: o advogado Marcos Pires e os servidores Ocino Batista e Paulo Vinícius.

Ainda dentro da programação, o presidente do TRT, desembargador Edvaldo de Andrade entregou as Varas Eletrônicas de Picuí e Monteiro e inaugurou da célula de proteção do Data Center – chamada sala-cofre. O TRT passou a ser o único órgão do Poder Judiciário e o 4º Tribunal do Trabalho do país a ter o equipamento. Estas iniciativas fazem parte de uma estratégia de investimento em tecnologia que garantem a eficácia do processo eletrônico.