Você está aqui: Página Inicial > Comunicação Social > Notícias > 2010 > 07 > Workshop: Evento teve início pela manhã no auditório do Pleno

Workshop: Evento teve início pela manhã no auditório do Pleno

Ações do documento

publicado: 16/07/2010 16h49 última modificação: 30/09/2016 10h17

Desembargadores e gestores apresentaram, na manhã desta sexta-feira no auditório do Pleno, algumas formas que estão sendo utilizadas para o cumprimento das Metas estabelecidas pelo Conselho Nacional de Justiça para 2010. Na primeira fase do Workshop que está sendo realizado pelo Regional paraibano com o tema “Metas prioritárias 2010”, o presidente do TRT, desembargador Edvaldo de Andrade fez a abertura do evento lendo um trecho do livro “Cartas entre amigos” que fala sobre medos contemporâneos, dos padres Fábio de Melo e Gabriel Chalita. O magistrado citou também um poema do desembargador federal Ney José de Freitas “O medo de mudar”.





Lembrou da realização do 3º Encontro Nacional do Judiciário, onde foram traçadas as 10 metas a serem cumpridas e que objetivam dar maior efetividade e eficiência, além de melhorar a prestação jurisdicional. Para o magistrado, o que determina cada uma das metas é um caminho sem volta para a Justiça brasileira. Significa a adoção de uma nova postura para  para o Poder Judiciário.

Nesse sentido, o TRT da Paraíba vem, ao longo dos anos, investindo nas pessoas e na tecnologia, porque “acreditamos serem estes, dois pilares necessários para a construção de um modelo de gestão mais eficiente, eficaz e efetivo”, disse, destacando que, em 2009 foram cumpridas 8 das 10 metas estabelecidas. Este ano a dívida começou a ser saudada e foi cumprida mais uma meta das que faltavam de 2009, restando apenas uma, que será cumprida no próximo mês de agosto. “Para 2010 nosso desafio é cumprir, ainda neste exercício, todas as Metas Prioritárias.







O presidente finalizou seu discurso dizendo que conta com todos, magistrados e servidores. “É preciso o engajamento, o envolvimento e a participação para o pleno êxito de mais uma etapa na vida deste Tribunal que, este ano, completa 25 anos de existência.

A primeira palestra foi realizada pela presidente do TRT de Pernambuco, desembargadora Eneida Melo. A magistrada falou sobre o cumprimento das metas 2010 no TRT da 6ª Região. Acompanhada pela servidora Andréa Coutinho, assessora de Gestão Estratégica do TRT de Pernambuco, a desembargadora apresentou aos presentes um pouco da experiência da 6ª Região para o cumprimento das Metas. “O caminho é conhecer melhor as nossas carências e, com entusiasmo, buscar supri-las. Nossa missão é  construir uma Justiça mais célere”, disse.









O vice-presidente do TRT, desembargador Paulo Maia fez a segunda palestra da manhã falando sobre Cumprimento das Metas 2010, em face das responsabilidades atribuídas pelo Ato TRT GP nº 123/2010. “A ideia é compartilhar experiências e esse foi o motivo que trouxe a desembargadora Eneida Melo aqui”, disse o magistrado. Ele revelou que acredita que o TRT não terá dificuldades em cumprir as metas, mas lembrou que é preciso a participação de todos os magistrados.







Aryoswaldo Espínola, Secretário da Corregedoria, apresentou o painel “Principais indicadores estatísticos quanto ao desempenho judiciário” e o assessor de Gestão Estratégica, Samuel Norat, fez a palestra de encerramento das atividades da manhã. Falou sobre “Acompanhamento e divulgação interna e externa do cumprimento das Metas 2010. Estiveram presentes no evento o desembargador Francisco de Assis Carvalho e Silva, juízes de 1ª Instância, gestores e servidores do TRT.









O evento prossegue nesta tarde com a palestra da  consultora Sandra Camelo da Alcance Soluções Empresariais. Ela vai falar sobre “Estratégia e Gerenciamento por processos: Eficácia e Eficiência dos resultados”. O evento será encerrado com um debate promovido pelo vice-presidente do TRT, desembargador Paulo Maia Filho sobre sugestões para o cumprimento das Metas 2010.