Você está aqui: Página Inicial > Comunicação Social > Notícias > 2010 > 04 > Segepe lança campanha de prevenção à Fadiga Visual
Conteúdo

Segepe lança campanha de prevenção à Fadiga Visual

publicado: 20/04/2010 10h59 última modificação: 30/09/2016 10h17
 Com o objetivo de prevenir a fadiga visual, doença comum entre as pessoas que permanecem longos períodos de tempo trabalhando diante de um computador, o Tribunal Regional do Trabalho está lançando uma campanha de prevenção à doença.

A Secretaria de Gestão de Pessoas - Segepe, através da equipe do Programa TRT Saudável, vem estruturando uma série de ações, com o intuito de atingir um dos objetivos estratégicos da Instituição, que é o de propiciar um ambiente de trabalho saudável.

“Várias ações vêm sendo planejadas e executadas, desde a aquisição de mobiliários ergonômicos à orientação dos servidores, na adoção de medidas preventivas do adoecimento no trabalho fazem parte das ações delineadas nesse Programa”, disse Carlos Melo diretor da Segepe.

 

Exercícios visuais simples e eficazes

De acordo com a responsável pelo Programa TRT Saudável, a servidora Germana Lucena, a Segepe, seguindo sugestões colhidas pelos participantes do “I Fórum de Discussões sobre o Impacto do Processo Eletrônico na Saúde,” realizado em março, no Fórum da Capital, resolveu lançar a campanha de prevenção à Fadiga Visual. Para a prevenção, a equipe do TRT Saudável confeccionou um guia, com o objetivo de ensinar exercícios visuais simples e eficazes, a serem realizados por magistrados e servidores, no próprio ambiente de trabalho, durante a jornada.

O guia foi preparado especialmente pela Segepe para ajudar o servidor a entender e prevenir a fadiga visual. “Quando olhamos para um monitor de computador, reduzimos em quase um terço a frequência normal de piscar os olhos, fazendo com que eles fiquem ressecados”, disse Germana Lucena. Segundo ela, o ser humano é obrigado a focar numa distância próxima por períodos prolongados, o que força os músculos oculares internos.

O guia estará à disposição dos servidores na intranet, a rede interna de comunicação da Justiça do Trabalho da Paraíba.


Os sintomas mais comuns associados a fadiga visual:

 

- Visão desfocada

- Dores de cabeça

- Olhos irritados ou ressecados

- Dor no pescoço e/ou nos ombros

 

CLIQUE AQUI PARA VER O PROGRAMA