Você está aqui: Página Inicial > Comunicação Social > Notícias > 2010 > 02 > Participe da campanha do Hemocentro e salve uma vida

Participe da campanha do Hemocentro e salve uma vida

Ações do documento

publicado: 25/02/2010 09h35 última modificação: 30/09/2016 10h17

 

SALVE UMA VIDA


O Hemocentro da Paraíba e a Fundação Hemope convidam a participar da campanha “Seja um doador de medula óssea”, pois você pode ser a única esperança de cura para muitos portadores de doenças do sangue. O Tribunal Regional do Trabalho da Paraíba apóia a iniciativa e motiva seus magistrados e servidores a participarem da campanha como doadores.

“Seja um doador de medula óssea” está sendo realizada em João Pessoa e Campina Grande. Em João Pessoa, acontecerá no domingo, dia 28, das 8h às 12h, na Primeira Igreja Batista (início da Beira Rio). O Hemocentro estará fazendo o cadastramento de voluntários para campanha. Neste dia, será realizado apenas o cadastro dos eventuais doadores.


O que é medula óssea?

É um tecido líquido-gelatinoso que ocupa o interior dos ossos, sendo conhecida popularmente por 'tutano'. Na medula óssea são produzidos os componentes do sangue: as hemácias (glóbulos vermelhos), os leucócitos (glóbulos brancos) e as plaquetas.


Qual a diferença entre medula óssea e medula espinhal?

Enquanto a medula óssea, como descrito anteriormente, é um tecido líquido que ocupa a cavidade dos ossos, a medula espinhal é formada de tecido nervoso que ocupa o espaço dentro da coluna vertebral e tem como função transmitir os impulsos nervosos, a partir do cérebro, para todo o corpo.


O que é transplante de medula óssea?

É um tipo de tratamento proposto para algumas doenças que afetam as células do sangue. Consiste na substituição de uma medula óssea doente, ou deficitária, por células normais de medula óssea, com o objetivo de reconstituição de uma nova medula saudável. É retirada do doador, a quantidade de medula óssea necessária (menos de 15%) que em poucos dias estará inteiramente recuperada.


Como posso ser doador?

Todos com mais de 18 e menos de 55 anos de idade e com boa saúde podem se cadastrar como doador. Após o cadastro, será coletada uma pequena quantidade de sangue (cerca de 5,0ml) para exames de compatibilidade. Seus dados serão colocados no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (REDOME) e caso seja verificada a compatibilidade entre a sua medula e a do paciente, você será consultado. Como pode-se observar, é um procedimento simples, sem risco para o doador e pode resgatar a vida de um irmão.


Seja generoso. Seja um doador de medula óssea.


Informações através dos telefones:

(83) 3218-7680

(83) 3218-7674

(83) 3416-4600

(83) 3221-5921