Você está aqui: Página Inicial > Comunicação Social > Notícias > 2009 > 11 > Magistrados e servidores iniciam o Planejamento Estratégico do TRT

Magistrados e servidores iniciam o Planejamento Estratégico do TRT

Ações do documento

publicado: 19/11/2009 07h35 última modificação: 30/09/2016 10h18



O Tribunal Regional do Trabalho da Paraíba está promovendo o Fórum de Gestão Estratégica, que tem como objetivo a elaboração do planejamento estratégico do Regional para os próximos cinco anos.


O presidente do TRT, desembargador Edvaldo de Andrade, fez a abertura do evento que está acontecendo no auditório do Hardman Hotel. Ele ressaltou a importância de planejar e disse que “a identidade do TRT da Paraíba é fruto da projeção que seus servidores e magistrados erguem em prol da sua missão institucional”. Ao assumir a presidência o desembargador Edvaldo de Andrade apresentou seu Plano de Gestão, onde já constava a meta de elaborar o Planejamento Estratégico, antes mesmo da Resolução de n º 70, do CNJ.


Em seguida o vice-presidente do Tribunal, desembargador Paulo Maia Filho, que é gestor de Metas Nacionais de Nivelamento junto ao Conselho Nacional de Justiça relatou a situação do TRT da Paraíba. “O nosso Tribunal já atingiu a meta da celeridade”. E citou como exemplo a meta de número 2 que tem a finalidade de resolver os processos ajuizados até 31.12.2005.


O encontro reúne magistrados e servidores que representam todas as áreas da Justiça do Trabalho no estado, além de representantes da OAB, Procuradoria do Trabalho, Associações dos Magistrados e Servidores e Sindicado do Judiciário Federal.


O presidente do Tribunal do Trabalho de Mato Grosso, desembargador João Carlos Ribeiro de Souza foi o primeiro palestrante. Ele falou sobre “A experiência e os benefícios decorrentes da implantação do Planejamento Estratégico do TRT do Mato Grosso - 23ª Região”.

O chefe do Núcleo de Gestão Estratégica do CNJ, Joel Sólon Farias de Azevedo, falou sobre o tema “ Planejamento Estratégico do Judiciário Nacional e sua implantação nos Tribunais Regionais do Trabalho”. Ele ressaltou a posição da Justiça Trabalhista como “ a mais criativa e perto dos cidadãos” e defendeu o princípio constitucional da eficiência. O assessor de Gestão Estratégica do TRT, Samuel von Laer Norat, fez a abertura das oficinas de trabalho. Ele apresentou um diagnóstico com informações relevantes para a elaboração do Planejamento Estratégico do TRT da Paraíba, como por exemplo, uma pesquisa de clima organizacional aplicada com magistrados e servidores.


O TRT da Paraíba convidou os servidores consultores José Silva Barbosa e Cristóvão Maciel, do Tribunal do Trabalho do Mato Grosso, e Rodopiano Neto, do TRT do Pará, Regionais que já realizaram o  Planejamento Estratégico,  para a condução das oficinas de trabalho. Os participantes foram divididos em seis grupos de dez pessoas.


O Planejamento Estratégico está sendo elaborado por todo o Judiciário brasileiro. As metas a serem cumpridas por cada Regional, de acordo com suas demandas, devem ser entregues ao CNJ até o dia 31 de dezembro próximo.