Você está aqui: Página Inicial > Comunicação Social > Notícias > 2008 > 08 > Servidores do TRT dão exemplo de reciclagem
Conteúdo

Servidores do TRT dão exemplo de reciclagem

publicado: 22/08/2008 08h34 última modificação: 30/09/2016 10h20

Alguns servidores do TRT da Paraíba, mesmo fora do ambiente de trabalho, já encorporaram a reciclagem no seu dia-a-dia. É o caso do técnico judiciário Edivaldo Ferreira Pacheco Filho. Ele reaproveita embalagens de leite do tipo longa-vida doadas pelos servidores do Tribunal. Depois de higienizadas e costuradas, as embalagens são transformadas em subcoberturas térmicas que são a solução econômica e ecológica para resfriar telhados.

Por ter uma face aluminizada, a caixa de leite transformada em manta mostrou-se perfeita para exercer a função e contribuindo para que esse material não seja mais jogado no lixo. Com a manta, o calor é refletido para cima. Ela também evita goteiras e respingos, além da sujeira que entraria pelo telhado. Edivaldo usa as mantas num sítio que possui fora da cidade. “Até a tampa da caixa de leite eu utilizo como fechadura para as casas de abelhas do sítio” afirma o servidor. “Cada metro quadrado de manta consome 20 caixinhas, o que permite um custo bastante inferior ao das mantas industrializadas” ressalta Edivaldo.

Alumínio

A reciclagem está presente na atualidade, não apenas pelo aspecto econômico, mas também pela questão ecológica e o desejo de fazer o bem. O técnico judiciário Erivaldo Ângelo da Costa aproveita latas de alumínio doadas dos servidores e repassa a uma instituição para que sejam vendidas para a reciclagem e o lucro seja revertido em alimentos e roupas. “Eu junto todas as latas doadas pelos colegas e de casa e entrego tudo”, disse Erivaldo.

A principal missão da Comissão de Gestão Ambiental do TRT é concientizar os servidores que não faz sentido jogar junto com o lixo orgânico materiais que podem ser reaproveitados ou transformados.

Aos poucos, as tecnologias vão avançando e sendo descobertas novas formas de reutilização. Os interessados em doar caixas de leite longa vida devem entrar em contato com Edivaldo Pacheco no telefone 3533-6088 e em doar latas de alumínio falar com Erivaldo Ângelo no telefone 8845.3777.