Você está aqui: Página Inicial > Comunicação Social > Notícias > 2008 > 07 > Central contabiliza quase 50 mil atendimentos nos últimos 12 meses
Conteúdo

Central contabiliza quase 50 mil atendimentos nos últimos 12 meses

Serviço também disponibiliza atendimento para trabalhadores que não têm advogado
publicado: 02/07/2008 10h36 última modificação: 30/09/2016 10h20

Advogados, representantes jurídicos de empresas e trabalhadores somaram cerca de 50 mil pedidos de informações na Central de Atendimento do Tribunal Regional do Trabalho - Cenaten. Instalada no Fórum Maximiano Figueiredo, em João Pessoa, a Central atendeu nos últimos doze meses a 44.849 pessoas, sendo 27.854 advogados. Desse total, 13.260 foram trabalhadores e 3.735 representantes de empresas privadas.



Quase noventa mil processos (88.011) foram consultados no período, sendo 2.205 a ações que tramitam em Varas do Trabalho do interior do estado. Em João Pessoa, a Vara trabalhista que recebeu o maior número de pedido de consulta a processos foi a 4ª VT.

De acordo com Supervisor da Cenaten, Newton Roberto Mota, além dos pedidos normais de consulta a processos, a Central atendeu a 118 trabalhadores com reclamações trabalhistas a termo, ou seja, sem o auxílio de um advogado. As reclamações são distribuídas automaticamente para uma das nove Varas do Capital. O reclamante toma conhecimento na hora, para qual das Varas o seu processo será distribuído, o dia e o horário de realização da audiência designada.

O serviço, segundo Newton Mota, beneficia os trabalhadores carentes, que não têm condições financeiras para contratar os serviços de um escritório de advocacia, já que dispensa o ônus para a parte reclamante. Entre as solicitações constavam pedidos de baixa e assinatura da Carteira de Trabalho, saques no Fundo de Garantia por Tempo de Serviço - FGTS e recolhimento de benefício do INSS.

Celeridade

“Além de atender aos usuários e jurisdicionados do estado, a Cenaten atende a um novo tipo de cliente, aquele que, tendo trabalhado nas regiões do Centro Sul e Sudeste do país, regressando a este estado, buscam informações sobre seus processos em tramitação nas Varas daqueles Estados (Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba, Campo Grande, Rondônia e Manaus, etc.)”, disse Newton Mota.

A Cenaten realizou uma pesquisa de satisfação tendo com advogados militantes no Fórum Maximiano Figueiredo e o resultado apontou que 97% dos operadores do Direito aprovaram e estão satisfeitos com o nível e o padrão do atendimento, tendo inclusive elogiado o quadro de servidores pela eficiência no trato com o usuário.