Central contabiliza quase 50 mil atendimentos nos últimos 12 meses
Advogados, representantes jurídicos de empresas e trabalhadores somaram cerca de 50 mil pedidos de informações na Central de Atendimento do Tribunal Regional do Trabalho - Cenaten. Instalada no Fórum Maximiano Figueiredo, em João Pessoa, a Central atendeu nos últimos doze meses a 44.849 pessoas, sendo 27.854 advogados. Desse total, 13.260 foram trabalhadores e 3.735 representantes de empresas privadas.
Quase noventa mil processos (88.011) foram consultados no período, sendo 2.205 a ações que tramitam em Varas do Trabalho do interior do estado. Em João Pessoa, a Vara trabalhista que recebeu o maior número de pedido de consulta a processos foi a 4ª VT.
De acordo com Supervisor da Cenaten, Newton Roberto Mota, além dos pedidos normais de consulta a processos, a Central atendeu a 118 trabalhadores com reclamações trabalhistas a termo, ou seja, sem o auxílio de um advogado. As reclamações são distribuídas automaticamente para uma das nove Varas do Capital. O reclamante toma conhecimento na hora, para qual das Varas o seu processo será distribuído, o dia e o horário de realização da audiência designada.
O serviço, segundo Newton Mota, beneficia os trabalhadores carentes, que não têm condições financeiras para contratar os serviços de um escritório de advocacia, já que dispensa o ônus para a parte reclamante. Entre as solicitações constavam pedidos de baixa e assinatura da Carteira de Trabalho, saques no Fundo de Garantia por Tempo de Serviço - FGTS e recolhimento de benefício do INSS.
Celeridade
Além
de atender aos usuários e jurisdicionados do estado, a Cenaten atende a
um novo tipo de cliente, aquele que, tendo trabalhado nas regiões do
Centro Sul e Sudeste do país, regressando a este estado, buscam
informações sobre seus processos em tramitação nas Varas daqueles
Estados (Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba, Campo Grande, Rondônia e
Manaus, etc.), disse Newton Mota.
A Cenaten realizou uma pesquisa de satisfação tendo com advogados militantes no Fórum Maximiano Figueiredo e o resultado apontou que 97% dos operadores do Direito aprovaram e estão satisfeitos com o nível e o padrão do atendimento, tendo inclusive elogiado o quadro de servidores pela eficiência no trato com o usuário.