Você está aqui: Página Inicial > Comunicação Social > Notícias > 2008 > 03 > Ampliação de subestação pode causar interrupção de serviços
Conteúdo

Ampliação de subestação pode causar interrupção de serviços

publicado: 07/03/2008 13h10 última modificação: 30/09/2016 10h21

O Tribunal Regional do Trabalho começou ontem uma reforma na subestação rebaixadora para aumentar a oferta de energia no prédio-sede da Instituição. O aumento na demanda passará de 600 para 900 kVA.

Atualmente a sede do TRT tem uma carga máxima de 600 kVA. Durante muito tempo, a SE trabalhou com folga. Nos últimos anos, com a introdução de novos equipamentos elétricos, entre os quais um elevador, condicionadores de ar e vários equipamentos de informática, que proporcionaram uma melhoria na prestação dos serviços do Regional ocasionaram, em contrapartida, um aumento substancial na carga elétrica instalada, o que levou ao esgotamento da capacidade da SE.

Em 2006 a Coordenadoria de Engenharia iniciou um processo de licitação para a contratação de uma empresa para elaboração do projeto de reforma e ampliação da capacidade da subestação, prevendo um crescimento da ordem de 50% na capacidade instalada. Concluído o Projeto, foi deflagrado o processo de licitação para a contratação de empresa especializada na execução da obra.

A licitação foi vencida pela empresa Link Engenharia, que assinou o contrato em dezembro do ano passado. A Ordem para o início dos serviços foi entregue em fevereiro passado. O prazo para a conclusão da obra é de 120 dias.

Transtornos

Segundo o diretor-geral do TRT, Carlos Melo, durante os trabalhos de reforma serão inevitáveis alguns transtornos. O gerador de energia, por exemplo, foi desligado. Isto significa dizer que se faltar energia no bairro, os serviços de internet ficarão indisponíveis. A falta do gerador levou a Secretaria de Informática, por precaução, a desligar a rede às 13h da sexta-feira e religar às 08h da segunda. Eventualmente, poderá haver necessidade de desligamentos gerais, o que, dentro do possível, será avisado com a devida antecedência. “Já estamos providenciando o alugues de um gerador de energia para suprir exclusivamente a rede de informática do Regional e garantir a continuidade dos serviços prestados aos advogados e às partes”, disse Carlos Melo.

Veja abaixo a Ordem de Serviço nº 017/2008 na íntegra.


ORDEM DE SERVIÇO TRT GP Nº 017/2008

João Pessoa, 07 de março de 2008

A JUÍZA PRESIDENTE DO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA DÉCIMATERCEIRA REGIÃO, no uso de suas atribuições legais e regimentais,

Considerando as obras a serem executadas na subestação elétrica do edifício sede visando o seu redimensionamento;

Considerando a necessidade de remanejamento do gerador que alimenta toda rede elétrica e de informática deste Tribunal;

Considerando, ainda, que a falta de energia na rede comercial poderá acarretar,no atual panorama, danos irreparáveis ao sistema de informática deste Regional ;

R E S O L V E

I - Determinar, como medida preventiva, o desligamento de todo o DataCenter do TRT 13ª Região, o que ocasionará interrupção nos serviços de informática, inclusive internet.

II - Determinar que o desligamento seja efetuado no período de 90 (noventa) dias, a partir das 13:30 horas das sextas-feiras até as 08:00 das segundas-feiras.

III - A Secretaria Geral da Presidência dará ampla divulgação ao presente ato, inclusive na internet desta Corte.

IV - Esta ordem de Serviço entra em vigor na presenta data até ulterior deliberação.

Dê-se Ciência

Publique-se.

ANA CLARA DE JESUS MAROJA NÓBREGA

Juíza Presidente