Você está aqui: Página Inicial > Comunicação Social > Notícias > 2007 > 12 > Ouvidoria do TRT faz balanço e mostra participação do cidadão
Conteúdo

Ouvidoria do TRT faz balanço e mostra participação do cidadão

publicado: 18/12/2007 14h52 última modificação: 30/09/2016 10h21

O balanço mostrou que de janeiro a novembro deste ano foram 1995 manifestações

A Ouvidoria do Tribunal Regional do Trabalho da Paraíba apresentou o relatório das atividades desenvolvidas durante o mês de novembro. O serviço recebeu 184 manifestações de pessoas em busca de informações e registrando reclamações e sugestões.

O balanço das solicitações durante o mês de novembro apontou que 7 delas foram feitas pessoalmente na Ouvidoria, 3 pessoas utilizaram a caixa de coleta de sugestões e 13 fizeram suas reivindicações por e-mail. 90 usaram o telefone convencional, 46 o telefone gratuito da Instituição e 3 a intranet.

Segundo o assistente secretário da Ouvidoria, Idris Leônidas de Almeida, o serviço responde diretamente as manifestações solicitadas por telefone ou por e-mail. Foram 75 no mês passado.

Muitas das sugestões recebidas pela Ouvidoria, que tem como ouvidor o juiz Carlos Coelho, passaram a ser adotadas no TRT. Um cidadão, alegando ser portador de uma doença em estágio terminal, procurou a Ouvidoria para solicitar tramitação especial no seu processo trabalhista. A lei já dá essa garantia em processos que envolvem reclamantes com mais de 60 anos, mas não especifica sobre casos de pacientes enfermos. A sugestão foi acatada com a comprovação do problema.

Outra sugestão que se transformou em realidade foi a instalação da Central de Atendimento. Um usuário sugeriu a criação de um serviço especializado para fornecer informações detalhadas dos processos, o que iria, ainda, reduzir a quantidade de pessoas nas Varas do Trabalho, antes superlotadas. “Pequenas e grandes sugestões dos cidadãos e dos nossos servidores têm contribuído para oferecer um serviço cada vez melhor.” A sugestão de melhor aproveitamento do espaço do TRT no Diário da Justiça foi outro caso de grande impacto. Uma pequena mudança na diagramação possibilitou um ganho de espaço e foi possível aumentar o número de publicações.

Balanço 2007

O balanço dos números da Ouvidoria de janeiro a novembro deste ano apontou que foram feitos 1.439 pedidos de informação, 347 reclamações, 73 sugestões, 73 elogios e 63 denúncias, num total de 1995 manifestações dos cidadãos paraibanos. A Ouvidoria oferece diversos meios gratuitos para receber essas manifestações. Pelo telefone gratuito 0800-728-1313, por e-mail ouvidoria@trt13.gov.br, e nas caixas de coleta distribuídas na sede do TRT.