Você está aqui: Página Inicial > Comunicação Social > Notícias > 2007 > 09 > Projeto Sexta-Feira discutiu ética em palestra de Afrânio Melo
Conteúdo

Projeto Sexta-Feira discutiu ética em palestra de Afrânio Melo

publicado: 03/09/2007 13h17 última modificação: 30/09/2016 10h22


O juiz Afrânio Melo, ex-presidente do Tribunal Regional do Trabalho, foi o palestrante do Projeto Sexta-Feira, edição de agosto. Ele falou sobre A Ética nos Dias Atuais. A palestra aconteceu no auditório do Fórum Maximiano Figueiredo, em João Pessoa. A abertura foi feita pelo vice-presidente do TRT, juiz Edvaldo Andrade, que ressaltou a importância do tema: “Isso se constata em fatos de conhecimento nacional, em apreciação no Supremo Tribunal Federal, que traduzem séria inversão da plenitude ética que todos nós buscamos. A ética deve aparecer não apenas nos grandes acontecimentos, mas também nas pequenas atitudes individuais que cada um de nós pratica no dia-a-dia”.

Disse que o juiz, mas do que nas demais profissões, recebem o desafio de se apresentarem como um modelo, porque a sociedade espera que eles se portem com todas as virtudes necessárias próprias de quem vai decidir a vida e os conflitos dos cidadãos. “O magistrado tem de lembrar que está investido da jurisdição estatal conferida pelo Estado Democrático de Direito e, em respeito ao cidadão, deve proferir suas decisões sabendo que cada uma delas envolve um bem de vida”, disse o vice-presidente

Após a abertura, o juiz Afrânio Melo fez uma palestra informal para um auditório lotado. Ele ressaltou que a ética não é imposta por uma instituição. Ela vem da formação do ser humano. “Cada pessoa deve agir conforme a sua consciência. A ética começa na postura. Nós somos os únicos responsáveis pela nossa conduta”.

Afrânio Melo também destacou a importância do julgamento para aqueles que faltaram com a ética. “É preciso lutar para acabar com a impunidade, e a sociedade está sabendo fazer isso”. Sobre a dicotomia entre a ética e a competência, o juiz disse: “Em minha opinião a escolha para um cargo público deve levar em conta, primeiramente, a conduta moral e a dignidade. Onde houver ética tudo se resolve”. Afrânio completou destacando que para entrar na Justiça o juiz deve ter ética. “Se souber Direito, melhor ainda”, ressaltando que Direito se aprende.

A cada semana cerca de 200 servidores do TRT estão participando das edições do Projeto Sexta-feira.