Você está aqui: Página Inicial > Comunicação Social > Notícias > 2006 > 08 > Saúde
Conteúdo

Saúde

Servidores do Fórum Irenêo Joffily terão Ginástica Laboral
publicado: 17/08/2006 20h23 última modificação: 30/09/2016 10h23
Uma equipe de especialistas está realizando um raio X do atual quadro clínico dos servidores do Tribunal Regional do Trabalho lotados no Fórum Irenêo Joffily, em Campina Grande.

O objetivo é prepará-los para a ginástica laboral, cujo programa visa incentivar a prática da atividade física e desenvolver ações preventivas às LER /DORT responsáveis pela segunda causa de afastamento do trabalho no país.

As ações do Programa de Prevenção às Doenças Laborais no Fórum de Campina Grande contam com a parceria da Astra e do Sindjuf, que colocaram fisioterapeutas à disposição dos servidores.

Os trabalhos estão sendo desenvolvidos pela Educadora Física, Ângela Cristina Azevedo de Melo e os fisioterapeutas Cláudia Holanda Moreira e Rostand Pereira Braga.

A atividade foi desenvolvida pela Seção Médica do TRT, dentro do Programa de Qualidade de Vida, que visa a melhoria da saúde dos servidores do Tribunal. Com o resultado do levantamento clínico que está sendo feito em Campina Grande e com o relatório que traçou o perfil da qualidade de vida dos servidores do TRT, é que serão iniciadas as atividades da ginástica laboral.

Segundo o diretor do serviço médico do Regional, Maurício Coutinho, o trabalho já foi desenvolvido, e com êxito, na sede do TRT, em João Pessoa e nas Varas do Trabalho da Capital. “Agora estamos investindo em Campina Grande”, disse.

Benefícios

Os especialistas definem a Ginástica Laboral como uma atividade física orientada, praticada durante o horário do expediente, visando benefícios pessoais no trabalho. Tem como objetivo minimizar os impactos negativos oriundos do sedentarismo na vida e na saúde do trabalhador. A ginástica Laboral traz grandes benefícios para as instituições e empresas, motivo pelo qual essa atividade física é estimulada e implementada por diversas organizações.

Os benefícios psicológicos (estresse, poder de concentração) ou sociais (espírito de equipe, confiança) também são bastante citados em estudos diversos.

Os estudos apontam que a Ginástica Laboral tem sido responsável, ainda pela diminuição de faltas ao trabalho por motivos médicos e também a diminuição dos acidentes de trabalho.