Você está aqui: Página Inicial > Comunicação Social > Notícias > 2006 > 08 > Juízes e servidores do TRT criam o Solidariedade Clube da Paraíba
Conteúdo

Juízes e servidores do TRT criam o Solidariedade Clube da Paraíba

O Solidariedade Clube da Paraíba será lançado oficialmente amanhã (sexta-feira), dia 01, no auditório do Pleno...
publicado: 31/08/2006 12h24 última modificação: 30/09/2016 10h23
O Solidariedade Clube da Paraíba será lançado oficialmente amanhã (sexta-feira), dia 01, no auditório do Pleno do Tribunal Regional do Trabalho. O clube é uma iniciativa dos magistrados e servidores do Tribunal Regional do Trabalho da Paraíba. A programação já está definida pela coordenação do Clube que tem à frente o coordenador-geral Clóvis Borba.

O lançamento será às 9h00, quando será lida uma mensagem do presidente do TRT, juiz Afrânio Melo, presidente de honra do Clube e que está viajando. Em seguida acontecerá a apresentação do painel “Solidariedade Clube da Paraíba”, com Clóvis Borba. Às 9h40 haverá uma Missa em Ação de Graças, celebrada pelo padre Francisco de Assis Azevedo.

Às 10h40 a juíza Ana Maria Madruga expõe o painel “A solidariedade e a Cidadania”. Às 11h00 será plantada uma árvore em frente ao prédio do TRT, simbolizando o nascimento do projeto e em seguida haverá a apresentação, no hall do Tribunal, do grupo Armorial Marista. O Regional terá a representação da vice-presidente, juíza Ana Clara de Jesus Maroja Nóbrega, que está no exercício da Presidência.

Solidariedade Clube da Paraíba: o que é?

O Solidariedade Clube da Paraíba surge da convergência de ideais de homens e mulheres, juízes e servidores do Tribunal Regional do Trabalho, sensíveis às necessidades dos menos favorecidos. Formados por juízes e servidores do TRT, que vão doar, mensalmente, R$ 20,00 ou R$ 40,00, o clube vai bancar parte das despesas da Creche Amiguinhos, que fica no Baixo Roger e que foi fundada em 1990 pela irmã do então arcebispo da Paraíba, Dom José Maria Pires.

A creche abriga atualmente 60 crianças, com idade entre seis meses e seis anos de idade. Além de custear parte da alimentação e outras despesas da creche, uma das metas do Clube para a Amiguinhos é instituir a alfabetização, para que as crianças já saiam de lá sabendo ler.

Mais uma Creche

Em um segundo momento, o Solidariedade Clube da Paraíba vai fundar mais uma creche, no Bairro da Ilha do Bispo, com o apoio da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, que fica no bairro do Varadouro, em João Pessoa. A meta é que essa creche abrigue 70 crianças de seis meses a seis anos de idade.

Casa da Solidariedade

Também é idéia do Solidariedade Clube da Paraíba abrir uma casa para acolher crianças de 07 a 14 anos. “Queremos receber as crianças que saírem das creches. Vamos procurar desenvolver as habilidades de cada uma, principalmente na área musical”, disse Clóvis Borba.

A intenção é que a Casa da Solidariedade abrigue cerca de 200 crianças. “Não vamos fazer assistencialismo, como dar comida ou objetos, queremos mostrar que há caminhos para essas crianças e que a sociedade pode fazer a sua parte”, completou.

A diretoria

O presidente de honra é o juiz Afrânio Melo, o coordenador-geral Clóvis Borba e a vice-coordenadora Rosilda Rodrigues. A 1ª secretária é Magnólia Madruga Interaminense e 2° secretário Newton Roberto Mota. O 1° tesoureiro é Maurício Barbosa Lira e o 2° tesoureiro Marcônio Madruga.

A diretoria se compõe ainda do assessor jurídico Francisco de Assis Queiroz e da assessora médica e social Hilma Pires de Sá Espínola. O conselho fiscal é formado por Antônio Roberto Lacerda, Caio Geraldo Pessoa de Sousa e Walter Cavalcanti de Azevedo.

Participação

Todos os diretores do TRT estão recebendo as fichas de inscrição. Os interessados em participar do Clube devem procurar os diretores de seus setores e assinarem a ficha de filiação. No ato da adesão será entregue um kit do Clube para cada sócio.