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MANUAIS DOS SISTEMAS

 

                                                                           

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Projeto Gestão por Competências - Ciclo 2025

1.Escopo ou finalidade do projeto

Construir as matrizes de competência das funções de Diretor de Vara, Assistente de Juiz de 1º grau, Chefe de Gabinete, Assessor e Assistente de Desembargador, além de implementar o ciclo avaliativo para os ocupantes dessas funções, com o intuito de otimizar a gestão de pessoas, aprimorar o desempenho organizacional e promover o alinhamento com as exigências institucionais e as práticas de governança. 

2.Alinhamento Estratégico

  • PEI TRT-13 2021-2026 – OE nº 08: Implementar modelo de gestão de pessoas em âmbito nacional
  • PEI TRT-13 2021-2026 – Atributos de Valor: Transparência, Valorização das Pessoas
  • iESGo (questões 11 a 15)

3.Partes Interessadas

  • CNJ
  • CSJT
  • Magistrados e servidores do TRT13
  • Unidades judiciárias e administrativas do TRT13

4.Justificativa

Construir as matrizes de competência das funções de Diretor de Vara, Assistente de Juiz de 1º grau, Chefe de Gabinete, Assessor e Assistente de Desembargador, além de implementar o ciclo avaliativo para os ocupantes dessas funções, com o intuito de otimizar a gestão de pessoas, aprimorar o desempenho organizacional e promover o alinhamento com as exigências institucionais e as práticas de governança.

1. Necessidade de Alinhamento com as Demandas Institucionais

As funções de Diretores de Vara e Assistentes de Juízes possuem características específicas, sendo fundamentais para a organização e funcionamento do Judiciário. A definição das competências técnicas e comportamentais dessas funções é essencial para aprimorar a qualidade e celeridade na prestação jurisdicional. Da mesma forma, a revisão nas matrizes de competências da SEGEPE e a SETIC possibilita que seus ocupantes estejam atualizados com as novas demandas organizacionais e o avançar da tecnologia.

A construção e revisão das matrizes de competência são fundamentais para garantir que as funções estejam claramente definidas e que seus ocupantes possuam os conhecimentos e habilidades necessários para atender às expectativas institucionais, melhorando o desempenho de toda a equipe e, consequentemente, a qualidade dos serviços prestados à sociedade.

2. Promoção da Qualificação e Desenvolvimento Profissional

A criação de matrizes de competência oferece um instrumento de gestão de pessoas que possibilita a identificação de lacunas de competências e a implementação de programas de capacitação e desenvolvimento direcionados. A identificação clara das competências requeridas para cada função resulta em planos de desenvolvimento profissional mais eficazes, contribuindo para a valorização do servidor, o aumento da motivação e engajamento, além de aprimorar a qualificação dos servidores públicos.

A implementação do ciclo avaliativo será um diferencial importante, pois possibilitará uma avaliação objetiva e regular do desempenho de cada ocupante de função, permitindo a monitorização contínua e a realização de ajustes necessários para o desempenho institucional.

3. Aumento da Eficiência Organizacional

Com matrizes de competência bem definidas, as expectativas de desempenho ficam claras para todos os envolvidos. Isso contribui para um aumento da eficiência na execução das funções e na alocação de recursos adequados para cada função específica. A avaliação contínua por meio do ciclo avaliativo fornecerá dados valiosos para a gestão de pessoas, auxiliando na identificação de áreas críticas que precisam de melhorias.

4. Garantia de Transparência e Meritocracia

A construção das matrizes de competência e a implementação do ciclo avaliativo trazem uma base sólida para decisões de promoção, reconhecimento e desempenho dos servidores. A metodologia estruturada, com base em competências bem definidas, proporciona uma avaliação justa e transparente, alinhada aos princípios da meritocracia, e assegura que o servidor seja reconhecido e recompensado de acordo com sua performance e qualificação.

5. Adequação às Mudanças no Cenário Institucional

Com as mudanças constantes nas exigências judiciais, administrativas e tecnológicas, é imprescindível que as funções e competências dos servidores públicos sejam revisadas periodicamente. A atualização das matrizes de competências das funções da SEGEPE e SETIC visa ajustar os perfis dos ocupantes dessas funções às novas exigências do mercado e às transformações do sistema de gestão pública e justiça.

Além disso, a avaliação sistemática e regular permite uma identificação precoce de necessidades de adequação, possibilitando a tomada de decisões mais assertivas em termos de planejamento de carreira, formação e alocação de recursos humanos.

6. Impacto na Qualidade dos Serviços Públicos

A definição clara das competências e o processo de avaliação impactam diretamente a qualidade dos serviços públicos prestados à sociedade. Com profissionais mais bem preparados e motivados, será possível garantir uma gestão mais eficiente, melhor atendimento ao público e soluções mais rápidas e adequadas, o que reflete na eficiência da Justiça e no funcionamento mais ágil e transparente da Administração Pública.

Conclusão

Este projeto tem um caráter estratégico e transformador, ao proporcionar uma gestão de pessoas mais eficiente, alinhada às necessidades da organização, e ao fortalecer a capacitação contínua dos servidores. A construção e revisão das matrizes de competência, combinada com a implementação do ciclo avaliativo, são ações essenciais para garantir que os servidores do Judiciário e da Administração Pública desempenhem suas funções com competência, qualidade e eficiência, promovendo um ambiente mais justo, transparente e inovador.


5.Cronograma

 

Estrutura de Decomposição de Trabalho (EDT)     Início     Término    Área Responsável

Entrega 1: Oficina de Inovação para Início do Projeto

06/03/2025

12/03/2025

 

Ação 1.1: Agendar com a equipe do Projeto a oficina de Inovação.

02/04/2025

02/04/2025

DIPE

Ação 1.2: Preparar material para a oficina.  02/04/2025 02/04/2025 DIPE
Ação 1.3: Realizar a oficina de Inovação no LABOR.  02/04/2025  02/04/2025
DIPE
Ação 1.4: Entrega de relatório com resultado da oficina para a gestão do Projeto. 11/04/2025  11/04/2025
DIPE
Entrega 2: PROGECOM  01/04/2025  15/05/2025

SEGEPE / SETIC

Ação 2.1: Configuração do sistema (SETIC). 01/04/2025  15/04/2025
 
Ação 2.2: Contato com outros TRT’s que usam o PROGECOM.  01/04/2025  15/04/2025
 
Ação 2.3: Treinamento no sistema.  22/04/2025  15/05/2025
 
Entrega 3: Matrizes de Competências - Diretores de VT's

07/04/2025

 31/07/2025  SEGEPE/SEGGEST
Ação 3.1: Revisar as matrizes de competência existentes, validando as atuais competências com um grupo de Diretores de Vara. 07/04/2025 25/04/2025
 
Ação 3.2: Preparar material para a Oficina de Nivelamento  07/04/2025 30/04/2025
 
Ação 3.3: Reunião com a SEGGEST para definição do formato da Oficina de Nivelamento. 05/05/2025  09/05/2025  
Ação 3.4: Oficina de Nivelamento Gestão por Competências – conceitos, histórico no TRT13 e validação das matrizes.  12/05/2025  16/05/2025 SEGGEST
 Ação 3.5: Submeter as matrizes para aprovação do Comitê Gestor Local de Gestão por Competências.  02/06/2025  06/06/2025  
 Ação 3.6. Cadastrar matrizes no PROGECOM.   26/05/2025  06/06/2025  
 Ação 3.7: Abrir PROAD solicitando que seja emitido Ato da Presidência para institucionalizar as novas matrizes. 26/05/2025  30/05/2025   
 Ação 3.8: Publicar novas matrizes no Portal de Gestão de Pessoas.  02/06/2025  31/07/2025  
Entrega 4: Matrizes de Competências – Assistentes de Juiz de 1º Grau  07/04/2025  31/07/2025   SEGEPE
Ação 4.1: Definir as competências dos Assistentes de Juiz. 07/04/2025 25/04/2025
Ação 4.2: Preparar material para a Oficina de Nivelamento. 07/04/2025  30/04/2025  
Ação 4.3: Construir minuta de matriz de competência para validação na Oficina.   05/05/2025 09/05/2025
Ação 4.4: Oficina de Nivelamento Gestão por Competências – conceitos, histórico no TRT13 e validação das matrizes.  19/05/2025  23/05/2025
Ação 4.5: Submeter as matrizes para aprovação do Comitê Gestor Local de Gestão por Competências.  02/06/2025 06/06/2025
Ação 4.6: Cadastrar matrizes no PROGECOM.   26/05/2025 06/06/2025
Ação 4.7: Abrir PROAD solicitando que seja emitido Ato da Presidência para institucionalizar as novas matrizes  26/05/2025 30/05/2025   
Ação 4.8: Publicar novas matrizes no Portal de Gestão de Pessoas.  02/06/2025 31/07/2025   
Entrega 5: Matrizes de Competências – Assessor, Assistente e Chefe de Gabinete de Desembargador 28/04/2025 31/07/2025  SEGEPE 
Ação 5.1: Definir as competências dos Assessores, Assistentes e Chefes de Gabinete.  28/04/2025 16/05/2025  
Ação 5.2: Construir minuta das matrizes de competência para validação na Oficina.  19/05/2025 23/05/2025  
Ação 5.3: Oficina de alinhamento sobre Gestão por Competências – conceitos, histórico no TRT13 e construção das matrizes 26/05/2025  30/05/2025  
Ação 5.4: Submeter as matrizes para aprovação do Comitê Gestor Local de Gestão por Competências. 02/06/2025  06/06/2025  
Ação 5.5. Cadastrar matrizes no PROGECOM.  09/06/2025  13/06/2025   
Ação 5.6: Abrir PROAD solicitando que seja emitido Ato da Presidência para institucionalizar as novas matrizes.  16/06/2025  20/06/2025  
 Ação 5.7: Publicar novas matrizes no Portal de Gestão de Pessoas.  20/06/2025  31/07/2025  
Entrega 6: Planos de Desenvolvimento Individual (PDI's) e Programa de Desenvolvimento Gerencial (PDG) 09/06/2025   31/07/2025  SEGEPE
Ação 6.1: Abrir o sistema para que os servidores façam a autoavaliação, bem como sejam avaliados pelo gestor.  09/06/2025 11/07/2025   
Ação 6.2: Gerar os PDI's. 01/07/2025  19/07/2025   
Ação 6.3: Dar feedback aos servidores com relação aos seus PDI's. 19/07/2025 31/07/2025  
Ação 6.4: Gerar PDG e encaminhar à EJUD. 19/07/2025  31/07/2025   
Entrega 7: Página do GPCOM no Portal da SEGEPE  07/04/2025  31/07/2025  SEGEPE
Ação 7.1: Solicitar à SETIC uma página do GPCOM no Portal da SEGEPE, contendo informações como regramentos, matrizes de competência, ciclos avaliativos realizados, cronograma de ciclos avaliativos futuros, dúvidas mais frequentes, dentre outros 07/04/2025  31/07/2025  
Entrega 8: Relatório de avaliação do Projeto 01/08/2025 31/08/2025  SEGEPE
Ação 8.1: Elaborar minuta de relatório de avaliação do projeto. 01/08/2025  12/08/2025   
Ação 8.2: Apresentar minuta ao Diretor da SEGEPE e ao Comitê Gestor Local de Gestão por Competências. 13/08/2025  25/08/2025   
Ação 8.3: Abrir PROAD para encaminhar relatório final à Administração. 25/08/2025 31/08/2025   

 

6.Orçamento

 

Categoria

Detalhamento

Responsável

Exercício 

Financeiro

Custo 

Estimado

Capacitação em Gestão por Competências

 

 

 

 

A definir

Visitas a Tribunais que já tenham o PROGECOM em uso

Pagamento de 6 diárias para servidores do TRT6 2025 A definir
       Total  A definir

Obs. Os custos são meramente estimativas e as despesas só serão realizadas após verificada a existência de disponibilidade orçamentária e financeira e aprovação da administração.

7.Riscos

 

  • Falta de apoio da Alta Administração;
  • Falta de envolvimento dos gestores e servidores cujos postos de trabalho serão mapeados;
  • Não implantação das ferramentas necessárias para desenvolvimento do Programa de Gestão por Competências;
  • Pular e/ou apressar etapas;
  • Falta de alinhamento entre as partes envolvidas, em especial membros da equipe do projeto e do Comitê Gestor Local de Gestão por Competências;
  • Expectativa de resultados imediatos.

8.Gestor

Edgard Saeger Neto

E-mail:esneto@trt13.jus.br

Fone: (83) 3533-6147


9.Equipe

Edgard Saeger Neto (SEGEPE)

José Heriberto de Lacerda Martins (SEGEPE)

Arnaldo Furtado de Freitas (SEGEPE)

José Raul de Almeida Duarte Saraiva (SEGEPE)

Samuelson Wagner de Araújo Silva (SEGEPE)

Francineide Pereira Rodrigues (SEGEPE)

Ione Sousa Gondim de Albuquerque (SGP)

Ana Lídia Partel de Oliveira (CSAÚDE)

 

9.Acompanhamento

Termo de Abertura (PDF) (HTML)

    

Ações do documento
Planejamento Estratégico 2021/2026

Capa do Caderno PEI 2021/2026

Capa book planejamento

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